Lages intensifica ações preventivas contra formação de gelo em vias da cidade durante onda de frio

Design sem nome - 1

A Prefeitura de Lages orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar por esses trechos, especialmente durante o amanhecer. As recomendações incluem reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, evitar freadas bruscas e dirigir com cautela em locais onde possa haver formação de gelo sobre a pista

A Prefeitura de Lages, por meio da Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil e Secretaria de Planejamento Urbano, Diretoria de Trânsito (Diretran), realizou no início da manhã desta quarta-feira (24 de junho) uma ação preventiva para minimizar os riscos provocados pela formação de gelo sobre a pista em pontos estratégicos do perímetro urbano. O trabalho consistiu na aplicação de sal do tipo cloreto de sódio, popularmente conhecido como “sal grosso”, utilizado para acelerar o derretimento do gelo e reduzir os riscos de acidentes.

A medida foi adotada após a confirmação da previsão meteorológica que indicava a atuação de uma forte massa de ar polar sobre a Serra Catarinense, provocando queda acentuada das temperaturas e a formação de ampla geada ao amanhecer.

Segundo dados do Monitoramento 24 horas do Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd), do Governo do Estado de Santa Catarina, a temperatura mínima registrada em Lages durante a madrugada foi de -2,6°C.

As equipes da Defesa Civil realizaram a aplicação do sal em pontos considerados críticos para a formação de gelo, entre eles a rua Heitor Villa-Lobos, no acesso aos bairros São Francisco e São Paulo, e a avenida Presidente Vargas, no trecho da rótula de acesso aos bairros Penha e São Miguel.

A prefeita Carmen Zanotto destaca que a ação faz parte do conjunto de medidas preventivas adotadas pela Administração Municipal para garantir a segurança da população durante o período de frio intenso. “Estamos enfrentando um dos períodos mais rigorosos deste inverno e a atuação preventiva do poder público é fundamental para proteger as pessoas. Nosso objetivo é reduzir riscos e proporcionar mais segurança para motoristas, pedestres e todos que precisam se deslocar nas primeiras horas do dia. Seguimos monitorando as condições climáticas e mobilizando nossas equipes sempre que necessário para atender a população”, afirma a prefeita.

A operação contou também com o apoio da Diretoria de Trânsito (Diretran), cujos agentes realizaram o monitoramento e a identificação dos locais com maior probabilidade de formação de gelo sobre a pista. Além disso, a equipe efetuou a sinalização preventiva dos trechos mais suscetíveis, com a instalação de cavaletes e placas de alerta contendo a mensagem “Gelo na Pista”, orientando os condutores e reforçando a segurança viária.

De acordo com o diretor de Trânsito da Prefeitura de Lages, Hélinton de Ávila Nunes, o trabalho integrado entre os órgãos municipais permite uma resposta rápida e eficiente diante das condições climáticas adversas.

Historicamente, alguns locais da cidade apresentam maior incidência de formação de gelo em períodos de frio intenso. Entre os principais pontos monitorados estão a avenida Juscelino Kubitschek, no acesso Norte; a avenida Presidente Vargas, nas proximidades do viaduto; a avenida Dom Pedro II, na rótula do Monumento aos Tropeiros; a avenida Santa Catarina, nas proximidades da Rótula do Conte; e a avenida Belisário Ramos, nas imediações da Acil.

A Prefeitura de Lages orienta os motoristas a redobrarem a atenção ao trafegar por esses trechos, especialmente durante o amanhecer. As recomendações incluem reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo à frente, evitar freadas bruscas e dirigir com cautela em locais onde possa haver formação de gelo sobre a pista.

Texto: Ari Junior, com colaboração de Samuel Gonçalves