O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), por meio da Comissão Permanente de Concurso Público (Copecon), torna pública a relação definitiva dos 2.774 candidatos e candidatas inscritos no certame para a carreira da magistratura. O concurso é realizado com a Fundação Getulio Vargas (FGV) para o provimento de 20 vagas do cargo de juiz substituto e formação de cadastro de reserva. Assim, a média é de 138,7 inscritos por vaga.
A prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório, está prevista para o dia 27 de abril de 2025, em Florianópolis. Das 20 vagas em disputa, 14 são de ampla concorrência, uma é reservada para pessoa com deficiência, quatro para negros (pretos e pardos) e uma para indígena. O prazo de validade do certame é de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período e contado da data de publicação da homologação do resultado.
Dos 2.774 inscritos, 495 disputarão as vagas para negros (pretos e pardos); 150 para pessoa com deficiência; e três para indígena. Para atendimentos especiais, 222 candidatos e candidatas tiveram pedidos deferidos integralmente, e outros 10, parcialmente.
Além da prova objetiva seletiva, o concurso tem outras quatro etapas. A segunda é composta das provas escritas (discursiva e sentenças). A terceira inclui sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico. A quarta etapa trata da prova oral e a quinta, da avaliação de títulos.