O governador Jorginho Mello (PL) informou, nesta quarta-feira (19), que a promotora Vanessa Cavallazi será a nova procuradora-geral de Justiça. Ele a recebeu na manhã de hoje na Casa d’Agronômica e logo depois anunciou sua decisão em nota à imprensa.
“Acabo de nomear a primeira mulher da história a comandar o Ministério Público de Santa Catarina. A Dra. Vanessa Cavalazzi será a nova Procuradora Geral de Justiça. Aproveito para parabenizar e agradecer ao Dr Fábio Trajano pelo excelente trabalho realizado nos últimos dois anos”, disse o governador.
Na eleição realizada pelos integrantes do MPSC, no final de fevereiro, o atual procurador-geral de Justiça e candidato a reeleição, Fábio Trajano, foi o mais votado com 292 votos. A procuradora Vanessa Wendhausen Cavallazzi recebeu 261.
Após a eleição, a Associação Catarinense do Ministério Público entregou documento ao governador pedindo que fosse mantida a tradição de que o primeiro colocado seja escolhido procurador-geral de Justiça.
Tradicionalmente o governador do Estado escolhe o mais votado para o cargo, respeitando a vontade da maioria. No entanto, o resultado das urnas não é vinculativo e o chefe do Poder Executivo tem a prerrogativa de decidir quem ele quer na chefia do Ministério Público.
Vanessa Wendhausen Cavallazzi
Ingressou no Ministério Público de Santa Catarina em 28 de outubro de 1996, sendo lotada na Comarca de Itajaí como Promotora de Justiça Substituta. No ano seguinte, ainda como Promotora de Justiça substituta, seguiu para a Comarca da Capital, onde permaneceu por 19 anos e atuou à frente de diversas Promotorias de Justiça. Atualmente, é titular da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Joaquim. De janeiro a julho do ano de 2014 foi Diretora em exercício do CEAF/MPSC.
A partir de dezembro de 2014, foi Diretora da Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina (ACMP), função que deixou para retornar ao CEAF/MPSC na gestão de 2015 a 2017 como Diretora do órgão. Integrou no ano de 2017 a primeira força-tarefa multi-institucional da Procuradoria-Geral da República que atuava perante o Superior Tribunal de Justiça na apuração de delitos praticados por agentes detentores de foro com prerrogativa de função. Ao final de 2017 até junho de 2020, integrou como Membro Auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público junto à Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública. Integrou o Escritório de Representação do MPSC em Brasília de julho de 2020 a agosto de 2021.
Graduada em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é Mestre em Direito e Políticas Públicas pelo Centro Universitário de Brasília (UNICEUB) e doutoranda do mesmo Programa.