A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) definiu que as inscrições do Vestibular de Verão 2023, para mais de 50 cursos gratuitos de graduação, ficarão abertas entre 7 de novembro e 16 de janeiro, pelo site udesc.br/vestibular.
O ingresso dos candidatos aprovados no Vestibular de Verão 2023 da Udesc será no primeiro semestre do próximo ano.
Essa edição do vestibular também será realizada no modelo de processo seletivo especial, sem a realização de provas presenciais. Os candidatos poderão escolher um dos seguintes critérios para participar:
- Nota geral do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas para candidatos que prestaram a prova do Enem em 2018, 2019, 2020 ou 2021.
- Média final geral de conclusão do ensino médio: apenas para candidatos que já concluíram o ensino médio.
Motivos para escolher a Udesc
A Udesc é uma universidade pública que tem atualmente 12 centros de ensino instalados em nove municípios, além de cerca de 30 polos de educação a distância pelo Estado, e está entre as melhores instituições de ensino superior do Brasil, conforme rankings do Ministério da Educação (MEC), e da América Latina e do mundo, como apontam rankings das organizações Times Higher Education (THE) e QS Top Universities.
Além do ensino de graduação, com cursos totalmente gratuitos (sem mensalidade), a Udesc é destaque nas áreas de pesquisa e pós-graduação, com mais de 200 grupos de pesquisa e mais de 95% dos professores efetivos com mestrado e doutorado, e de extensão, com 700 ações em diversas áreas, como educação, saúde e cultura, que atendem 600 mil pessoas anualmente.
A Udesc tem investido cada vez mais em atividades de inovação, em capacitação para o empreendedorismo e em oportunidades de internalização, com mais 20 bolsas de intercâmbio para acadêmicos de graduação por semestre e convênios com quase cem instituições de 25 países.
Na área de permanência estudantil, a Udesc oferece cerca de 700 auxílios de moradia, alimentação e transporte pelo Programa de Auxílio Financeiro aos Estudantes em Situação de Vulnerabilidade Socioeconômica (Prafe), além de bolsas de apoio discente, iniciação científica, extensão e monitoria.