Do Sicredi – Nos últimos seis anos, desde que a Revista Amanhã incluiu a categoria – cooperativa de crédito – na pesquisa anual do Top of Mind RS, o Sicredi tem sido a primeira marca na lembrança do consumidor gaúcho. Este é um indicativo importante, pois como a pesquisa leva em consideração o impulso da primeira lembrança, da primeira marca que o consumidor consegue visualizar, isso representa que a força da marca Sicredi está consolidada e em evolução.
O grande impulsionador dessa lembrança do consumidor foi a relação de parceria que o Sicredi estabelece com as comunidades onde está atuando. “Para o Sicredi as pessoas vêm em primeiro lugar. Não há mágica. Há comprometimento nosso real, efetivo e transparente com os associados e com a comunidade”, afirma Márcio Port, vice-presidente da Central Sicredi Sul/Sudeste. Para ele, figurar pelo sexto ano consecutivo como a marca de cooperativa de crédito mais lembrada pelos gaúchos é o demonstrativo da assertividade das estratégias, da credibilidade alcançada e da visão do negócio.
A pesquisa identifica, com clareza, um mercado vasto ainda por ser trilhado pelo cooperativismo de crédito no RS. E mostra também, a força da marca Sicredi no mercado gaúcho. Entre os mais de 1,2 mil entrevistados pelo estado, 68,0% tinham na primeira lembrança como cooperativa de crédito: o Sicredi. A segunda empresa lembrada, a Crefisa, figurou com 2,5 % das lembranças, e não é uma cooperativa de crédito. “Este indicativo mostra que estamos no caminho certo. Mas que ainda podemos fazer mais e melhor”, ressalta Port.
O jantar de premiação da 28ª edição do Top of Mind será no dia 15 de maio, às 19h, no Salão de Festas da Sogipa, em Porto Alegre.
Sobre o Prêmio
Metodologia: Quando pensa em uma determinada categoria de produto ou serviço, ou quando procura se lembrar de empresas e profissionais de referência, que nomes vêm espontaneamente à cabeça dos gaúchos? Ao lançar esta questão em 1991, AMANHÃ introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico e nos departamentos de marketing um sensor de popularidade das marcas que, desde então, passados 28 anos, segue uma mesma base metodológica. E, também, um mesmo objetivo: mostrar quem e quais grifes fazem a cabeça dos gaúchos. Entre os dias 30 de janeiro e 21 de fevereiro de 2018, 1,2 mil consumidores do Rio Grande do Sul foram entrevistados pela equipe da Engaje, empresa contratada por AMANHÃ para esse levantamento. A distribuição desses entrevistados por sete mesorregiões do Estado refletiu critérios de proporcionalidade emanados das estatísticas do IBGE. Os mesmos parâmetros foram aplicados à composição da amostra, que seguiu técnica aleatória para representar, de forma condizente com a realidade, os diferentes extratos. O universo pesquisado abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 70 anos e situadas em todas as classes sociais (A/B, C e D/E). A pesquisa junto a 1,2 mil gaúchos garante aos resultados um grau de confiança de 95%. O erro amostral é de até 4%, para mais ou para menos, em cada categoria.