São José implanta iluminação de LED em mais de 1.300 ruas

A Prefeitura de São José, dando sequência ao plano de modernizar toda a estrutura de iluminação pública do município, vem substituindo todas as lâmpadas multivapor metálico e de vapor de sódio por LED, elevando a cidade a um novo patamar de eficiência energética, segurança e sustentabilidade. Com cerca de 26 mil luminárias da cidade já utilizando tecnologia LED (sigla de Light Emitting Diode – Diodo Emissor de Luz, em português), o processo já alcançou mais de 70% da cidade, com iluminação mais eficiente e econômica.

Desde junho de 2022, quando iniciou a substituição das lâmpadas, o plano de modernização da iluminação pública de São José ampliou sua malha viária. O investimento  impacta a qualidade de vida da população e na preservação ambiental, destaca o secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Luiz Fernando Verdine Salomon.

“São José está investindo em lâmpadas LED na iluminação pública, caminhando para fomentar, com mais rapidez, o ecossistema das Smart Cities, que é a porta de entrada para as cidades inteligentes. A forte tendência de crescimento das populações urbanas está levando os municípios a investimentos em novas tecnologias de implementação, com impacto positivo ainda no curto prazo”, reforça Verdine.

Ao longo de 2024, a empresa contratada para o serviço, Quantum Engenharia levou essa modernização para diversos espaços públicos, como: o Parque Linear de Picadas do Sul; o Parque Linear da Serraria; as novas quadras de esportes em areia da Beira-Mar; a Avenida José Manoel Florêncio – uma nova ligação entre a Avenida das Torres e a Rua João José Martins, do bairro Areias ao Real Parque; a avenida de ligação dos loteamentos Recanto da Natureza, Lisboa e Vista Alegre; e a avenida de ligação dos loteamentos Nova São José e Portal da Colina.

Até esse momento, 12 bairros de São José já estão 100% iluminados com as lâmpadas de LED. Além de iluminarem melhor, trazendo mais segurança à população, as lâmpadas com essa tecnologia também propiciam economia de recursos aos cofres públicos, por consumirem significativamente menos energia elétrica.

Atualmente já são cerca de 13 pontos de iluminação pública com essa tecnologia, contemplando 1,3 mil ruas. A modernização apresenta uma performance considerável a respeito da eficiência e economia. A redução é de 51,6% no consumo de energia, com a potência de 121.000W. Enquanto as anteriores, possuíam lâmpadas multivapor metálico de 400W e 250W e vapor de sódio, contendo lâmpada de 150W, com a potência de 250.000W.

Últimas Notícias

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis....
Publicidade

Ladrão rouba carro com criança dentro no bairro Kobrasol, em São José

Um homem foi preso após abordar uma mulher e roubar um carro com uma criança dentro, em São José, nesta sexta-feira (4). O roubo...

Secretário de Estado da Infraestrutura e dois superintendentes sofrem acidente

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, e outros dois superintendentes da Secretaria, Vissilar Pretto e Alexandre Schaffer, sofreram um grave...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região