Ruas dos bairros Jardim Primaveras e Jardim São Miguel, na região do Rio Caveiras, voltaram a ficar alagadas na tarde desta segunda-feira (22), com a forte chuva que caiu por volta das 18h. Na semana passada, a mesma região teve as vias cheias de água durante a madrugada da quarta-feira (17), quando a precipitação fora de 80mm em 12 horas.
Com a “bomba d’água” desta tarde, a Avenida Governador Ivo Figueiredo de Campos, em frente ao Supermercado Koch, ficou com enxurrada acima do meio-fio entre a Avenida Kiliano Kremer e a rua Atílio Hilar Ampessar. Na mesma região também houve registros de alagamentos nas ruas Adriano Picoli, Domingos Coelho, Leonardo Ferreira, Ines Maria Ferreira e na Avenida Kiliano Kremer.
No bairro Bom Viver também houve registro de ruas cheias, mesma situação observada por motoristas no túnel do centro de Biguaçu.
Conforme o ex-prefeito José Castelo Deschamps (PP), que construiu a macrodrenagem urbana em Biguaçu, “ainda existe em torno de 20% de pendência para o complemento das galerias, em três pontos urbanos: Jardim Primavera e entorno, alto Bom Viver e alto Vendaval. Estes pontos ainda sofrem com fortes chuvas. O projeto do rio Biguaçu e este do complemento da macrodrenagem estão aguardando despacho com o ministro das Cidades, em Brasilia”.
Chuvarada
De acordo com informações divulgadas nesta segunda-feira, pela Epagri/Ciram, nas duas últimas semanas, os totais de chuva chegaram a quase 600mm (600 litros de água por metro quadrado de área) na Grande Florianópolis, o que equivale a três vezes a média climatológica esperada para o mês de janeiro na região, que é de 200mm.