A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou operação policial com o fim de combater a prática de estelionatos contra pessoas idosas na modalidade conhecida como Golpe do Bilhete Premiado. O esquema criminoso consistia em simular uma venda de bilhete de loteria vencedor ludibriando os compradores com um documento falso.
Foram cumpridos quatro mandados de prisão e 12 de busca e apreensão nas cidades de Navegantes/SC, Itajaí/SC, Balneário Camboriú/SC, Itapema/SC, Passo Fundo/RS, Cachoeirinha/RS e Goiânia/GO.
As investigações apontaram que os fatos foram praticados em Joinville/SC, no final do ano de 2024, por um grupo altamente especializado nesse tipo de fraude e na ocultação do patrimônio ilícito adquirido. Observou-se que o lucro da atividade ilegal era direcionado ao enriquecimento ilícito dos criminosos.
Mesmo possuindo a pena majorada em dobro, os criminosos não se intimidaram em mirar suas ações contra cidadãos vulneráveis. Somente uma das vítimas enganada perdeu mais de R$ 100 mil.
Os membros da associação criminosa investigada também são vinculados a outras ocorrências criminais graves como moeda falsa e roubos em SC. As ordens judiciais cumpridas foram expedidas pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Joinville, após manifestação favorável da 2ª Promotoria de Justiça.
As ações foram realizadas por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE), unidade integrante do Departamento de Investigações Criminais (DIC), e contaram com o apoio da DRR, DH, Decod, Decrim e DPA do DIC, Ciber da DINT, da PCRS (Setor de inteligência da 6ªDPRI) e da PCGO(Grupo Antirroubo a Banco/DEIC).