A Ação Social Paroquial de Governador Celso Ramos, entidade pertencente a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, recebeu, nesta segunda-feira (30), aprovação com nota máxima para elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados.
A entidade foi contemplada com R$ 100 mil pelo Edital Elisabete Anderle de Cultura. O projeto contou com o apoio e a anuência da Prefeitura Municipal, da MITRA Diocesana de Florianópolis, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A inscrição foi aprovada pelo júri do Edital Elisabete Anderle em primeiro lugar com nota máxima em todos os quesitos entre 1173 inscritos, e prevê a elaboração de projeto de restauração, conservação preventiva e complementares da Igreja da Armação da Piedade e bens integrados.
O projeto foi elaborado por um grupo de trabalho (GT), formado por amigos e moradores de Governador Celso Ramos, principalmente da Armação da Piedade, com apoio da arquiteta Lilian Mendonça e do secretário da Ação Social Paroquial, secretário municipal adjunto do Turismo e membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), William Wollinger Brenuvida,
William explica que os primeiros ofícios encaminhados por ele à FCC foram em 2015. O grupo, então, começou a se reunir em 2018, enfrentou muitos problemas durante a pandemia, mas continuou ativo porque houve um esforço coletivo para que o projeto fosse contemplado.
“Acredito que o mais difícil foi reunir a FCC, o IPHAN, a MITRA Diocesana e a Prefeitura, para que juntos, compreendessem que todos ganham com a restauração da igreja: a memória da comunidade, a religiosidade, o comércio e o turismo”, disse.
“Cada participante foi fundamental, e contamos com a ajuda do nosso pároco, o padre Mauri Costa de Jesus e da paróquia, dos líderes comunitários da Armação da Piedade, Valdeci Fagundes e Lino, do Bispo Wilson Tadeu Jönck e do padre Tarcísio Vieira, da MITRA, da arquiteta Lilian Mendonça, do Prefeito Marquinho e da Rede Marketing Cultural. Agora é continuar com o projeto, porém, um passo decisivo foi dado”, afirma William acerca da ajuda do GT.
O contrato entre a Ação Social Paroquial e a FCC deve ocorrer na primeira semana de dezembro deste ano, para que o ano de 2024 inicie com boas novas para a revitalização da Igreja de Nossa Senhora da Piedade.
A revitalização beneficiará católicos, protestantes e evangélicos pentecostais, espíritas kardecistas, fiéis de crenças indígenas e africanas, e até mesmo ateus confessos. Diversos, esses grupos concordam, reverenciam, lutando para preservar a beleza arquitetônica e paisagística, bem como entendem a importância cultural, histórica e turística da Igreja de Nossa Senhora da Piedade, que se destaca imponente, com praticamente 300 anos de existência e insistência, na belíssima orla da Armação da Piedade.