Assessoria
Com os objetivos de zelar pelo patrimônio público e garantir controle de acesso aos prédios da administração municipal, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Administração, está implantando o projeto de vigilância monitorada, com funcionamento 24 horas, inclusive finais de semana e feriados. O novo sistema, que conta com 96 câmeras e centrais de alarme, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (4), em ato realizado no prédio da Prefeitura, com a participação de autoridades e dos servidores que integrarão a vigilância monitorada.
As câmeras já estão em funcionamento e foram instaladas no prédio da Prefeitura, Secretarias Municipais, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Recanto da Criança e do Adolescente (Recria), cemitério municipal e nas escolas e centros de educação infantil que integram a rede municipal de ensino, abrangendo inicialmente 80% do patrimônio público, sendo após estendido a 100%.
Além do videomonitoramento, acompanhado por operadores, o projeto também é composto por patrulha noturna em viatura caracterizada. Todos os servidores que atuarão no novo sistema são efetivos, devidamente treinados e uniformizados, em escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de descanso, com melhores condições de trabalho e seguindo normas regulamentadoras trabalhistas.
“O sistema eletrônico de vigilância instalado funcionará como um meio de desestimular a ação criminosa de vândalos e invasores, bem como uma forma de garantir mais segurança a todos os que acessam os prédios públicos, como alunos nas unidades de ensino, servidores e os munícipes em geral, que buscam os atendimentos e serviços públicos”, explicou o prefeito Ramon Wollinger.
Segundo o secretário de Administração, Daniel César da Luz, “a vigilância monitorada inova o sistema atual de segurança ao implantar uma infraestrutura que o unifique, inibindo a depredação do patrimônio público e reduzindo gastos com eventuais danos causados por atos de vandalismo e crimes como furtos e roubos, trazendo uma real funcionalidade e eficácia nesse serviço público”.
Também estiveram presentes à inauguração o vice-prefeito Vilson Norberto Alves; o vereador Élson João da Silva, que na ocasião representou a Câmara Municipal; o coordenador do sistema de vigilância, Sinclair Bilk; o secretário executivo da Associação Empresarial e Cultural de Biguaçu (Acibig), Hermes de Azevedo; além de secretários e funcionários municipais.