Dayane Bazzo/NSC Total
O prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger (PSD), decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelo grande volume de chuva que atingiu a região na quinta-feira (24). Segundo a Defesa Civil, o acúmulo de chuva em apenas seis horas passou dos 100 mm. No total, 280 casas foram atingidas pelas águas e seis famílias ficaram desabrigadas. Houve ainda, pelo menos, 20 desabamentos de muros, sendo 10 sobre residências. Os bairros mais atingidos foram Bom Viver, Fundos, Jardim Janaína, Prado, Praia João Rosa, Rio Caveiras, Saveiro e Vendaval.
Os trabalhos de recuperação começaram ainda na quinta com a limpeza de bocas de lobo e das vias com o uso de hidrojato e uma operação tapa-buracos é realizada para recuperar o asfalto atingido. De acordo com o superintendente da Defesa Civil Laudemir Pastorello, foram mais de 50 ruas alagadas só na região do Rio Caveiras, que também sofreu com a influência da maré alta.
Equipes da Assistência Social do município percorrem as casas mais atingidas, principalmente no bairro Saveiro, para verificar quais são as necessidades das famílias.
O atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que havia sido suspenso na tarde de quinta, retornou nesta sexta. Os exames e consultas que estavam agendados para quinta serão remarcados.