A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a Operação “Sertão”, cumpriu buscas, apreendeu arma e identificou o suspeito de ter praticado crimes de ódio por meios cibernéticos. Durante a diligência, foi identificado um adolescente de 15 anos com ligação com o grupo criminoso que disseminava conteúdo nazista e racista e promovia ataques a reuniões virtuais em várias regiões do Brasil. Ele foi descoberto após rastreio do endereço de internet (IP) usado para propagar as mensagens.
A ação ocorreu nesta segunda-feira (8), nos municípios de Petrolina e Belém do São Francisco, ambos no interior do Estado de Pernambuco, e foi coordenada pela 6ª e 7ª Delegacias de Polícia de Joinville. Foram cumpridos três mandados de busca expedidos pela Justiça, os quais tinham por objetivo a coleta de elementos de interesse da investigação em curso, pela prática de crimes de ódio por meios cibernéticos.
Leia também:
Polícia Civil prende traficante em Florianópolis com R$ 15 mil em espécie
Ladrão que fez ‘arrastão’ em bairros de São José pega 22 anos de prisão
Em Joinville, o alvo escolhido foi um professor universitário que atuava como palestrante por videoconferência. O adolescente, acompanhado de seu responsável, confessou sua participação no ataque promovido em Joinville. Durante as buscas foram apreendidos 02 hard drives, 01 celular e 01 pistola.
Participaram as equipes da Polícia Civil do Estado de Pernambuco (Delegacias de Polícia da 214, 188 e 187, circunscrição – Petrolina, Belém do São Francisco e Floresta), Diretorias de Inteligência das Polícias Civis de Santa Catarina e Pernambuco e Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville.
Notícias no WhatsApp? Clique aqui: https://chat.whatsapp.com/LcIjuTus86K53EQX4uT80w