A Operação Quaresma, da Polícia Miliar de Santa Catarina (PMSC), registrou apenas quatro ocorrências entre os dias 9 de março e 9 de abril. O número foi divulgado na sexta-feira (14).
Dos fatos atendidos, três ocorrências aconteceram na cidade de Governador Celso Ramos, onde foram realizados 15 termos circunstanciados aos infratores e um boi resgatado pelo Grupo de Operações e Resgate (GOR).
A outra ocorrência foi em Florianópolis, que também resultou na apreensão de um revólver calibre 36, com numeração raspada e 12 munições, e a prisão do envolvido.
APREENSÕES
Durante estas manifestações, foram apreendidos objetos e materiais que divulgam a promoção e a prática do crime, como vestes e bandeiras. Além de ser constatada outras condutas ilícitas associadas, como perturbação do sossego, desordem, infrações de trânsito e danos ao patrimônio público e privado.
A Operação teve o objetivo o cumprimento da Lei nº 9605/95, contra as práticas de atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, com pena de detenção de três meses a um ano, e multa.
A área de abrangência da Operação Quaresma incluiu os municípios que compõem a circunscrição da 1ª Região de Polícia Militar (RPM), 3ª RPM e 11ª RPM, com especial atenção às regiões de cultura açoriana em ações de forma integrada com órgãos de fiscalização sanitária estadual e municipal.
A PMSC, ao lado dos demais órgãos envolvidos, se fizeram presentes nas ações de fiscalização, com emprego direcionado de suas unidades especializadas a fim de garantir que a prática não ocorresse.
Texto: Pedro Costa e Marcelo Passamai/PMSC