Parecer de novo relator rejeita diminuir APA de Anhatomirim, em Governador Celso Ramos

O deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV-PE) emitiu parecer pela rejeição do Projeto de Lei 171/2015 do ex-deputado Rogério Peninha Mendonça (MDB-SC), que prevê a diminuição da Área de Proteção Ambiental (APA) do Anhatomirim, em Governador Celso Ramos. O pernambucano foi nomeado relator do texto e anexou sua análise na sexta-feira (9).

Nesta segunda-feira (12), o processo foi envido às comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e, Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados. A proposição de Peninha está sujeita à apreciação conclusiva – que é quando o texto é analisado somente pelas comissões, não são remetidos à votação em Plenário.

Peninha, que hoje é aposentado pela Câmara dos Deputados com vencimentos de R$ 34 mil e ainda ocupa um cargo comissionado de R$ 8 mil no gabinete do deputado federal Rafael Pezenti (MDB-SC), propôs, em 2015, diminuir o tamanho da APA do Anhatomirim alegando “arbitrariedade e falta de bom senso por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio”.

Após a criação da APA do Anhatomirim, nos termos do Decreto Federal nº 528, de 20 de maio de 1992, a vida dos residentes da Costeira da Armação tem sido de dificuldades por absoluta indisponibilidade dos quintais de suas casas, já que não mais podem limpar ou organizá-los, sem que daí decorra prejuízos econômicos, na forma de pesadas multas impostas pelo ICMBio, que por vezes causa irreparáveis danos morais, na forma de constrangimentos ilegais, e abuso de autoridade“, argumentou Peninha, na justificativa para apresentação da proposta.

Mas o novo relator rebateu as argumentações de Peninha assinalando no seu parecer que não existe registros de reclamações de moradores sobre eventuais fiscalizações e multas do ICMBio.

Nem a legislação do SNUC nem o decreto de criação da APA autorizam condutas abusivas como as relatadas. Como apontou o Deputado Sarney Filho em seu voto em separado, mesmo que as denúncias fossem verdadeiras, a solução não seria excluir a área da APA, mas sim registrar queixas formais e buscar responsabilização adequada, inclusive com atuação do Conselho Gestor da APA, que está ativo. Segundo o parlamentar, não havia registros formais dessas denúncias“, pontuou Magalhães.

A proposta de Peninha já vem sendo rejeitada desde 2019. Naquele ano, o então relator Rodrigo Agostinho (PSB-SP), elaborou parecer pela rejeição. Na época, Agostinho pontuou que a APA de Anhatomirim, nos termos do Decreto 528, de 1992, foi criada com o declarado objetivo de assegurar a proteção de população residente de boto da espécie Sotalia fluviatilis, a sua área de alimentação e reprodução, bem como de remanescentes da Floresta Pluvial Atlântica e fontes hídricas de relevante interesse para a sobrevivência das comunidades de pescadores artesanais da região.

O parecer de Agostinho não foi enviado para votação. Com isso, em 2022 houve troca de relator na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que passou a ser o catarinense Ricardo Guidi (PSD-SC). Este, porém, não apresentou parecer e entregou a relatoria no começo de 2025.

Últimas Notícias

Comitiva de Biguaçu vai a Brasília articular recursos para o município

Uma comitiva da Câmara Municipal de Biguaçu esteve em Brasília, na última semana, com uma ampla agenda de compromissos voltada à captação de recursos...

Condenado por matar vereador de São José em 2013 é preso

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, na manhã de sexta-feira (9), dois mandados de prisão expedidos em desfavor de um homem pelo crime...
Publicidade

Dona de clínica estética é encontrada morta dentro de apartamento em Biguaçu

Mikaella Andreia Sagás, de 29 anos, foi encontrada morta dentro de sua casa, na Servidão João Antônio Manoel, no bairro Fundos, em Biguaçu, por...

Jorginho Mello transmite o cargo à vice-governadora para cumprir missão nos Estados Unidos

O governador Jorginho Mello transmitiu o cargo para a vice-governadora Marilisa Boehm na noite desta sexta-feira, 9, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis. Até o...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região