Nesta segunda-feira (31), no hall de entrada da Prefeitura de São José, aconteceu a cerimônia de descerramento da foto do prefeito Orvino Coelho de Ávila na Galeria de Prefeitos. O evento reuniu servidores, amigos, familiares e figuras políticas da cidade para celebrar a longa e vitoriosa trajetória do chefe do Executivo municipal.
Dando início às falas, o vice-prefeito Michel Schlemper prestou homenagem ao seu parceiro e destacou as obras e projetos realizados desde que Orvino assumiu o Executivo em seu primeiro mandato. “Pegamos a cidade com muitos desafios, mas com dedicação e trabalho conseguimos avançar e entregar grandes melhorias para a população”, afirmou Michel.
A primeira-dama, Sandra Mikulski, também emocionou a todos com suas palavras: “Orvino, você me ensinou muito neste período, muitas vezes era você que me acalmava nos momentos mais difíceis. Sei o quanto trabalhou e trabalha por São José. Tenho muito, mas muito orgulho de você”, declarou, emocionada.
O ex-prefeito, Constâncio Krummel Maciel, ex-prefeito e ícone da história política josefense, discursou emocionado. “Eu vi esse menino começar na política, vi sua dedicação incansável por São José e acompanhei sua trajetória de perto. Hoje, aos 93 anos, tenho o privilégio de reverenciar um homem que nunca desviou do caminho da ética, do respeito e do compromisso com esta cidade. Ver sua foto eternizada na Galeria de Prefeitos me emociona profundamente, pois sei o quanto você lutou para chegar até aqui. São José tem orgulho de você e eu também, meu guri”.
Da mesma forma, Dioceles João Vieira, também falou com carinho sobre o amigo de infância e companheiro de trajetória política. “Sinto um enorme orgulho da história que Orvino construiu. Ele sempre pautou sua trajetória na ética e no compromisso com São José”, destacou .
Entre os presentes, a ex-vereadora Elenita Gerlach Koerich fez questão de elogiar o colega de Câmara, reconhecendo seu legado e dedicação a São José. “Uma das principais características do Orvino é ser um homem que sempre soube ouvir. Ele atende a todos e tem um coração enorme. Ele fez e tenho certeza que fará ainda muito por São José”, ressaltou Elenita.
Em sua fala, Orvino relembrou momentos marcantes de sua vida política e, em especial, do tempo em que está no Executivo. Emocionado, destacou o quanto sua vida se mistura com sua trajetória política e lembrou dos tempos em que ainda tinha o incentivo de seus pais. “Eu vi a transformação dessa cidade desde que aqui cheguei, com 15 anos. Meus pais acompanharam boa parte desse caminho, e eu queria muito que meu pai tivesse visto o dia em que me tornei prefeito”, disse Orvino, visivelmente emocionado.
Ao final da cerimônia, a placa foi descerrada por seu neto, Daniel Ávila.
Uma Trajetória de Dedicação a São José
Filho de Tiago Coelho de Ávila e Galvina Vieira Ávila (em memória), Orvino Coelho de Ávila nasceu em Urubici. Tem 11 irmãos de sangue e quatro do coração, como sempre frisa. Aos 15 anos, escolheu São José para viver e construir seu futuro. Hoje, aos 70 anos, é advogado e prefeito, com uma trajetória marcada pelo compromisso com a cidade.
No início de sua vida em São José, trabalhou como frentista e técnico em contabilidade, passando por empresas como Posto Lara, Feltrin Contabilidade, Osni João Vieira e Kobrasol Empreendimentos Imobiliários. Mais tarde, formou-se em Economia e Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
São José se tornou mais do que um lugar de oportunidades para Orvino: tornou-se sua cidade de coração. Aqui, construiu grandes amizades, trouxe amigos para morar na região, ingressou na vida pública, casou-se e formou sua família, tendo cinco filhos: Patrícia, Ornela, Carla, Gustavo e Camila e sete netos:Bruno, Schaiane, Stefany, Polyana, Daniel, Lorenzo Souza e Lorenzo.
Orvino tem uma extensa trajetória na política municipal. Foi vereador por 10 mandatos consecutivos antes de ser eleito prefeito pela primeira vez em 2020. Sua primeira eleição ocorreu em 15 de novembro de 1976, quando, aos 21 anos, tornou-se o mais jovem vereador da Câmara Municipal de São José. Mesmo inexperiente, já demonstrava ser um político promissor.
Em 1983, foi convidado pelo então Secretário Estadual da Agricultura e Abastecimento, Wilson Pedro Kleinubing, para assumir a Presidência da CEASA. No Executivo Municipal, atuou como Chefe de Gabinete, Secretário da SUSP e Secretário da Receita, durante a gestão do prefeito Dário Berger.
No Legislativo, sempre se destacou pela presença ativa e pela defesa de pautas relevantes. Atualmente, é integrante da Mesa Diretora e presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
Atualmente, Orvino está em seu segundo mandato a frente do Executivo.