Operação em SC, SP e RJ mira uso de reconhecimento facial de terceiros para aplicar golpes

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou operação com o objetivo de combater a prática de estelionatos com o uso de reconhecimento facial fraudulento. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo/SP, Volta Redonda/RJ e Joinville/SC.

O esquema era praticado por um funcionário, sem o conhecimento das empresas de telefonia em que trabalhava, consistindo em simular vendas regulares de linhas de celular aos clientes, quando na verdade se tratava da obtenção ilícita de validações de biometria para a abertura de contas e liberação de microcrédito simplificado em bancos digitais.

A fraude somente era percebida pelas vítimas após ficarem negativas nos serviços de proteção ao crédito pelas instituições financeiras com as quais nunca mantiveram qualquer tipo de relacionamento.

Estima-se que o golpe pode ter lesionado mais de 50 pessoas físicas e jurídicas entre clientes, fintechs do setor bancárias e operadoras de telefonia, com mais de 1500 reclamações relatando consignados não contratados ao órgão de proteção ao consumidor de Joinville somente nos últimos 12 meses.

Uma fiscalização conjunta entre Polícia Civil (DCE), a Secretaria de Estado da Fazenda(Gerência de Fiscalização) e o Procon(Joinville), parte integrante da operação, também foi efetuada em lojas dos mesmo segmento e vinculadas a Anatel, com o viés orientativo para que práticas similares sejam coibidas e crimes semelhantes não se repitam.

Os dados biométricos sensíveis, que no caso investigado foram adquiridos clandestinamente, são protegidos pela LGPD, sendo um direito fundamental do cidadão previsto na Constituição Federal, inclusive nos meios digitais.

A ação desta segunda-feira (7) ocorreu por meio por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos de Joinville (DCE), unidade integrante do Departamento de Investigações Criminais (DIC), com apoio das unidades da PCSP (DOPE-02º Delegacia de Capturas) e da PCRJ (93ªDP).

Últimas Notícias

Trump ameaça taxar China em mais 50% se país não voltar atrás de retaliação aos EUA

G1 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou, nesta segunda-feira (7), aumentar as tarifas sobre a China em mais 50% se o...

São José volta a notificar Casan após 2° rompimento de adutora em menos de dez dias

A Prefeitura de São José emitiu, no sábado (5), uma nova notificação à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), após o rompimento de...
Publicidade

Prefeitura de Biguaçu realiza mutirões de serviços e atendimentos nos bairros

A Prefeitura de Biguaçu, por meio das Secretarias de Obras e Infraestrutura, de Trânsito e Segurança Pública e de Cultura, Turismo e Lazer, inicia...

Estimativas do mercado para inflação e PIB permanecem estáveis

As previsões do mercado financeiro para os principais indicadores econômicos em 2025 – a expansão da economia e o índice de inflação - ficaram...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região