Latam ampliará voos para o Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna

A Latam vai ampliar em 71% o seu número de voos em Jaguaruna, ao longo deste ano e a partir de junho. O investimento foi anunciado oficialmente nesta quarta-feira (19), em reunião do governador de Santa Catarina, Jorginho Melo, e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, com o Head de Assuntos Públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo.

Em 24 de junho, a operação da companhia aérea na rota Jaguaruna-Guarulhos passará de 7 para 10 voos semanais e, a partir de 26 de outubro, chegará a 12 por semana. Os voos são realizados com aeronaves Airbus A320 (capacidade para 162 passageiros em cabine Economy e 12 em Premium Economy) e as passagens aéreas estão disponíveis em latam.com e demais canais.

Atualmente, em Santa Catarina, a Latam opera 96 voos por semana em Florianópolis (inclusive internacionais), 14 voos em Chapecó, 54 em Navegantes e 7 em Jaguaruna.

O anúncio é resultado dos esforços do Estado e da companhia para a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o combustível de aviação. Atualmente, a LATAM liga a cidade catarinense a São Paulo/Guarulhos.

“A empresa vê todo potencial que existe no aeroporto que atende nossa região Sul de Santa Catarina, agora que ele será melhorado com a primeira Parceria-Público Privada da história do Governo do Estado. A LATAM vai ampliar suas operações no local tanto em número de passageiros como na quantidade de voos semanais. É o início de uma série de melhorias que já começa antes mesmo das obras de ampliação no aeroporto”, acrescenta o governador Jorginho Mello.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

“Esta ampliação de voos e oferta de assentos é o resultado de uma parceria entre o poder público e privado para ofertar um serviço tão importante aos moradores da região sul. A conexão aérea diária com o grande centro econômico do país é muito importante para o setor produtivo e um incentivo ao potencial turístico regional”, completa o secretário Beto Martins.

“Há 10 anos, a LATAM foi a primeira empresa aérea com voos regulares a acreditar no potencial de Jaguaruna, cidade fundamental para a economia do sul catarinense. Por isso, celebramos esse crescimento com a mesma alegria de quando chegamos de forma pioneira à cidade, em 2015, para que mais brasileiros possam voar”, destaca Eduardo Macedo, Head de Assuntos Públicos da LATAM Brasil.

Foto: Leo Munhoz / SECOM

Primeira PPP da história do Governo vai ampliar Aeroporto de Jaguaruna

No fim de 2024, em leilão, foi definida concessão patrocinada do Aeroporto de Jaguaruna pelos próximos 30 anos. A primeira parceria público-privada (PPP) do Governo de Santa Catarina garante uma série de melhorias operacionais e em infraestrutura no terminal aeroportuário do Sul do Estado.

Com duas propostas em disputa, o Consórcio Aeroportuário Regional Sul, formado pelas empresas RDL e Planaterra, foi proclamado vencedor para atuar na exploração, manutenção e expansão do aeroporto. Considerando a participação pública e privada, o investimento estimado no projeto ao longo de 30 anos poderá chegar a mais de R$ 70 milhões. Esses valores compreendem um aporte inicial, contraprestação anual e o eventual alargamento da pista.

O consórcio vencedor ficará responsável por melhorias operacionais e de infraestrutura. Serão realizadas obras de adequação das pistas, ampliação e reforma do terminal de passageiros, além de se preparar para um aumento de capacidade para lidar com um número maior de usuários e bagagens no aeroporto. O consórcio deverá investir R$ 38 milhões durante o período do contrato, sem considerar os custos operacionais — o valor pode ser ainda maior, conforme os planos de exploração comercial do próprio consórcio.

O Aeroporto de Jaguaruna movimenta cerca de 11 mil passageiros por mês, chegando a 133 mil em 2023. O pico das operações ocorreu em 2017 quando foram registrados 143 mil passageiros. Com a concessão, estima-se que o aeroporto movimentará, em média, 188 mil passageiros por ano.

Últimas Notícias

Órgão Especial do TJSC aprova novas movimentações na carreira da magistratura

O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) aprovou nesta quarta-feira, 21 de maio, novas movimentações na carreira da magistratura. O...

Casan convida comunidade para reunião púbica sobre nova ETE Potecas

A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) realiza na próxima segunda-feira (26/5) mais uma reunião pública para apresentação do novo Sistema de Esgotamento...
Publicidade

Família será indenizada por acidente com morte em rodovia de Santa Catarina

A Justiça Federal condenou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e uma empresa responsável por obras na BR-470, em Indaial, a pagarem...

Imprensa estadual destaca potencial de Salmir para disputar vaga de deputado na Alesc

A liderança natural do prefeito Salmir da Silva (MDB) em Biguaçu e na região metropolitana de Florianópolis começa a ser analisada pela imprensa de...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região