Mais de 40 jovens passarão a semana no Centro de Treinamento da Epagri de Campos Novos para o curso de Formação em Liderança, Gestão Ambiental e Empreendedorismo. A capacitação faz parte do Programa SC Rural que estimula o espírito empreendedor e a sustentabilidade, ajuda a desenvolver iniciativas que agreguem valor aos produtos catarinenses e contribui para que os jovens permaneçam no meio rural.
O curso recebe jovens dos municípios de Ouro, Joaçaba, Herval D´Oeste, Ibiam, Abdon Batista, Campos Novos, Luzerna, Capinzal, Água Doce, Zortéa e Ibicaré. Durante a semana, os alunos aprenderão conteúdos relacionados à educação financeira, gestão da propriedade com auxílio de softwares, emissão de nota fiscal eletrônica para produtor rural, emissão de guia de trânsito animal eletrônica (E-GTA), internet home banking, monitoramento climático on-line, comércio eletrônico, elaboração de projeto para captação de recursos, curso avançado em planilha eletrônica, produção de website, além de conhecer as novidades do setor tecnológico relacionado com a atividade agrícola.
As aulas são ministradas pela equipe da Gerência de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca. Esta é a quarta turma que participa da disciplina de empreendedorismo e inclusão tecnológica em Santa Catarina, essa alternância já aconteceu com jovens das regiões de Tubarão, Concórdia e Agronômica.
Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria da Agricultura, Fábio Ferri, é muito gratificante e estimulante ver os jovens agricultores de Santa Catarina buscando qualificação, informação e interessados em dar continuidade na atividade familiar. “O setor movimenta aproximadamente 30% do PIB de Santa Catarina e atividades como estas me fazem acreditar que estamos caminhando na direção certa”, afirma.
Programa SC Rural
O SC Rural conta com investimentos do Governo do Estado e do Banco Mundial (Bird) para aumentar a competitividade da agricultura familiar catarinense. Sob a coordenação da Secretaria da Agricultura e da Pesca, o Programa abrange atividades em áreas como crédito, logística, transporte, comunicação, capacitação tecnológica e gerencial, gestão ambiental, gestão de qualidade, defesa sanitária, que induzem a criatividade e a inovação para empreendimentos familiares agrícolas, não agrícolas, agroindustriais ou de serviços.