O deputado estadual Ivan Naatz (PL), através do microfone de apartes, fez requerimento verbal à Mesa Diretora questionando a estrutura da Bancada Feminina na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), durante sessão realizada esta semana.
“Entendo prudente que a Presidência encaminhe o custo dessas estruturas, um levantamento completo”, detalhou Naatz.
Sargento Lima (PL) apoiou o colega e revelou que já encaminhou um pedido formal à Presidência com semelhante teor.
A deputada Paulinha (Podemos) é a coordenadora da Bancada Feminina da Alesc. No mês de março de 2025, Paulinha e Ivan tiveram “arranca-rabos” na tribuna em embates sobre violência contra a mulher. Naatz foi chamado de machista e misógino sob a acusação de diminuir a importância da mulher na sociedade durante um debate sobre violência política de gênero.
História
A bancada foi instituída na sessão ordinária do dia 8 de março de 2005, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A proposta de criação oficial da bancada foi apresentada em março de 2011.
Desde então, o colegiado vem avançando no debate dos grandes temas que permeiam as questões de gênero e contribuindo para consolidação das políticas públicas para as mulheres. A busca pela igualdade e o enfrentamento das desigualdades de gênero fazem parte da história social brasileira.