Homem que abandonou cadela no centro de Florianópolis é indiciado por maus-tratos

A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), concluiu investigação e indiciou homem por maus-tratos mediante abandono de uma cadela na Praça dos Bombeiros, no centro de Florianópolis.

Na denúncia, constava que um homem chegou à praça, por volta de 06h30 da manhã, e deixou uma cachorra, idosa e já bastante debilitada, no pet place, localizado no ambiente público, afastando-se do local rapidamente.

“Pedrita”, batizada carinhosamente de “Patty Pimentinha” pela mulher que a resgatou, encontrava-se com o quadro de saúde tão debilitado, com tumores, desidratação, emagrecida e com problemas neurológicos, que foi recomendada sua eutanásia para evitar ainda mais sofrimento ao animal.

Com a investigação policial, identificou-se o homem que abandonou a canídea, o qual, em interrogatório, alegou dificuldades pessoais, físicas e financeiras, para resguardar a cadela, argumentos que não são suficientes para afastar sua responsabilidade, a qual é inerente ao ato de possuir um animal doméstico sob sua tutela.

O homem responderá criminalmente tanto pela negligência nos cuidados quanto pelo abandono, ambas as modalidades do crime de maus-tratos, o qual também prevê aumento de pena devido à morte do animal.

O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário, sendo que, ao final do procedimento, a pena máxima prevista pode chegar a mais de 05 anos de prisão, além de multa. No âmbito cível, também há previsão de ressarcimento dos valores pagos por terceiros.

Últimas Notícias

Credores de precatórios de Florianópolis começam receber pagamentos antecipados com até 40% de desconto

Inicia neste mês de maio, o pagamento de 112 precatórios contemplados pelo Edital de Acordos Diretos de Precatórios de Florianópolis. Os pagamentos serão realizados...

Mais de R$ 377 milhões em precatórios estão disponíveis para pagamento de credores do Estado

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) lançou o primeiro edital de conciliação de precatórios de 2025. Estão disponíveis quase R$ 378 milhões...
Publicidade

Mais 5 criminosos que trancaram vias na Grande Florianópolis em 2024 são presos

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), deflagrou, na manhã de hoje (15), a 2ª...

Operação simultânea em quatro estados resulta na prisão de nove investigados

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV/DEIC) deflagrou nesta quinta-feira (15) a operação “Rota...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região