Assessoria
Os participantes do grupo de cuidadores dos pacientes do Programa Melhor em Casa participaram na última quarta-feira (12) de mais um encontro, realizado no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião, os presentes puderam se beneficiar da técnica de mindfulness, aplicada pela psicóloga do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Thais Helena Barbi Perego, e da auriculoterapia aplicada pela agente comunitária de saúde, Aida Godói.
Os encontros ocorrem mensalmente, em parceria entre o Instituto de Saúde e Educação Vida (Isev) e a Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de proporcionar um espaço de escuta, troca de saberes com os cuidadores e familiares dos pacientes em internação domiciliar, visando capacitá-los e contribuir para a superação das dificuldades enfrentadas no dia a dia, além de estimular o autocuidado.
A médica do programa, Patrícia Santos, relata que já percebe diferenças positivas nos cuidadores que participam dos encontros. “A função de cuidador acarreta em uma sobrecarga emocional e física muito grande e é necessário que eles tenham esse amparo, para que possam também praticar o autocuidado, preservando assim sua saúde e bem-estar, como consequência melhorando os cuidados com o paciente”, ressalta.
“O mindfulness ajuda a trazer a compreensão de que os pensamentos e os sentimentos são passageiros, promovendo uma melhor regulação emocional”, explica a psicóloga Thais Perego.
Já a auriculoterapia é uma terapia que consiste na estimulação com agulhas, sementes, objetos metálicos ou magnéticos em pontos específicos da orelha para aliviar dores ou tratar diversos problemas físicos ou psicológicos.
A gerente técnica de saúde do Isev Biguaçu, Franciely Pacheco, relata que “os encontros promovidos pelos profissionais do programa vêm sendo apoiados pela psicóloga do Nasf e pela ACS Aida, e isso mostra como o trabalho intersetorial e a articulação da rede beneficia o usuário e amplia o acesso à saúde”.