Golpistas que tiraram R$ 89 mil de vítima em Florianópolis são presos em São Paulo

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate a Estelionatos do Departamento de Investigações Criminais da Capital (DCE/DIC), com o apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), prendeu em flagrante nove pessoas pela prática do crime de associação criminosa.

As investigações tiveram início em junho do ano passado, após uma vítima residente em Florianópolis ter sido lesada em R$ 89 mil em razão do golpe conhecido como ”falsa central bancária”.

A fraude consiste na atuação de criminosos que se passam por funcionários de instituições financeiras, alegando transações suspeitas na conta da vítima. Com uso de técnicas de engenharia social e dados pessoais previamente obtidos, os golpistas induzem as vítimas a fornecer senhas, instalar aplicativos de acesso remoto ou realizar transferências via PIX para contas de terceiros (laranjas).

Durante as diligências, foi identificado um dos integrantes do grupo criminoso, o que motivou a expedição de 5 (cinco) mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Santo André.

Durante a operação, uma residência localizada na zona oeste da capital paulista foi identificada como sendo o local onde os investigados se reuniam durante esta semana para operacionalizar os golpes. No imóvel, foram detidas 8 (oito) pessoas e apreendidos 17 aparelhos celulares, 9 computadores, fones de ouvido e chips telefônicos usados na prática dos crimes.

Todos os envolvidos foram autuados em flagrante por associação criminosa, sendo o procedimento lavrado no CERCO da 1ª Seccional da Polícia Civil de São Paulo. As investigações continuam com a análise do material apreendido e a identificação de outras vítimas e possíveis integrantes da organização criminosa.

Últimas Notícias

Florianópolis terá novo voo direto a Buenos Aires e amplia frequência para Brasília

Santa Catarina terá um novo voo direto entre Florianópolis e Buenos Aires. A LATAM anunciou nesta sexta-feira, 9, que vai começar a operar três...

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produtos farmacêuticos. O resultado mostra desaceleração pelo segundo mês...
Publicidade

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10...

Operação na Grande Florianópolis prende criminoso acusado de roubo e adulteração de caminhonetes

Na manhã desta sexta-feira (9), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região