Florianópolis inicia revitalização do único acesso à Fortaleza da Barra da Lagoa

A Prefeitura de Florianópolis iniciou, na terça-feira (11), uma revitalização inédita no único acesso à Fortaleza da Barra da Lagoa, a Rua Laurindo José de Souza. A entrada da via, que ladeia o canal da Barra, é bastante conhecida por umas das principais concentrações de restaurantes especializados em frutos do mar da cidade. As obras serão conduzidas pela Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.

Inicialmente, no entanto, os trabalhos não vão afetar o trânsito. É que eles estão começando pela parte final da Rua Laurindo José de Souza, onde essa estrada geral de 1,28 km ainda tem um pequeno trecho em chão batido. Nesse momento, dois serviços vão acontecer em paralelo: o de implantação de sistema de drenagem nos pontos onde é inexistente e de mudança de padrão e uniformização da pavimentação.

Atualmente, praticamente metade da via tem pavimento em lajotas e metade pavimento asfáltico antigo bastante remendado, e toda a extensão da Rua Laurindo José de Souza passará a contar com pavimento em paver (blocos de concreto intertravados). Com isso, a Prefeitura vai garantir aos turistas que transitarem por essa importante via da Fortaleza da Barra e aos moradores locais a mesma qualidade e segurança encontrada na Avenida das Rendeiras e na nova via do binário, na Lagoa da Conceição, por exemplo, que já são de paver.

Mas também será recuperado o sistema de drenagem existente, bem como construídas pela primeira vez calçadas acessíveis também em paver, ao longo da Rua Laurindo José de Souza, num investimento total de R$ 3,20 milhões.
As obras serão executadas pela empreiteira AMVT Construções Ltda – EPP pelo prazo de nove meses.

Melhoria recente na região

Vale lembrar que a Prefeitura de Florianópolis entregou pouco antes do Natal uma obra que também trouxe mais infraestrutura à Fortaleza da Barra: um mirante público com vistas para o canal. Bem na área entre a Rodovia Jornalista Manoel de Menezes (SC-406) e a Rua Laurindo José de Souza, ou seja, no lado oposto ao dos restaurantes.

O lugar bastante frequentado, sobretudo agora na alta temporada com o aumento do fluxo turístico, tem 270,9 metros quadrados de área total. Foi equipado com um deck com guarda-corpo e bancos todo de madeira, uma área de convivência e um caminho pavimentado em paver nas margens do canal, porém no nível da rodovia.

O novo espaço de lazer, embora pequeno, foi pensado e executado levando em conta as necessidades da tradicional comunidade pesqueira da região. Por isso, o mirante dispõe de uma escada de madeira para acesso fácil à área utilizada pelo pessoal ligado à atividade.

O trabalho foi conduzido, à época, pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura em parceria com a Secretaria de Limpeza e Manutenção Urbana.

Últimas Notícias

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis....
Publicidade

Ladrão rouba carro com criança dentro no bairro Kobrasol, em São José

Um homem foi preso após abordar uma mulher e roubar um carro com uma criança dentro, em São José, nesta sexta-feira (4). O roubo...

Secretário de Estado da Infraestrutura e dois superintendentes sofrem acidente

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, e outros dois superintendentes da Secretaria, Vissilar Pretto e Alexandre Schaffer, sofreram um grave...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região