Em reunião no Centro Administrativo, representantes do Governo do Estado, do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do Tribunal de Justiça e da Prefeitura de São José chegaram a um acordo para a construção de uma unidade prisional no município. A informação é do jornalista Rafael Martini, do DC.
A administração estadual terá entre 45 e 60 dias para finalizar as tratativas para aquisição do terreno, desapropriar a área e apresentar um projeto, bem como todos os licenciamentos necessários dentro desse período.
Aliás, esse é o pedido feito pela prefeita Adeliana Dal Pont (PSD) desde 2015, quando o Departamento de Administração Prisional (Deap) tentou liberação de um terreno em área não permitida pelo plano diretor de São José.
Nesta terça à tarde, a desembargadora Vera Copetti acatou um pedido da procuradoria do município de São José para suspender a ação do governo estadual que queria impor a construção em local não permitido.
Uma nova unidade prisional em São José vai ajudar a amenizar o problema de falta de vagas para detentos na região metropolitana de Florianópolis. O Governo do Estado também tem um projeto para Biguaçu, com 412 vagas dentro de um complexo de segurança com batalhão da PM, Delegacia de Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.