Da Assessoria – Com um coral de mais de 200 vozes, orquestra formada por 25 músicos, instrumentos de corda, madeira, metais, percussão e muita emoção: assim será apresentado o Musical Natal de Jesus, interpretado pelo Coral Vozes de Santa Catarina e pela Orquestra da Escola de Música de Biguaçu em quatro cidades do Estado.
As apresentações acontecem neste sábado, dia 8, no Santuário Santa Paulina em Nova Trento, dia 16 na Praça Leonardo Sell, em Rancho Queimado e no dia 19 na Catedral de Criciúma. A quarta apresentação vai encerrar o Natal Esperança promovido pela Prefeitura de Biguaçu. Será no dia 21, a partir das 21h, na Praça Nereu Ramos. Todas as apresentações são gratuitas.
O musical inédito é de autoria e regência do maestro e coordenador da Escola de Música, Lincoln Thiego Espíndola, e do maestro Robson Medeiros Vicente. A obra apresentada em oito quadros canta o nascimento de Jesus e celebra três grandes momentos do Cristianismo, a Promessa da Salvação, a Chegada do Messias e a Revelação do Natal.
O Vozes de Santa Catarina surgiu da união de seis corais regidos pelo maestro Robson para apresentações especiais. O grande coro já se apresentou em diversas cidades e estados brasileiros e na cidade de Fátima, em Portugal. É formado pelos corais da Eletrosul, Encantos, Nova Direção e Movimento de Irmãos de Capoeiras, de Florianópolis, Acordes do Divino de Santo Amaro da Imperatriz e pelo Coral de Rancho Queimado. No musical, se une ao grupo o Coral da Escola de Música de Biguaçu.
Emanuella Silveira Martins, participa do Coral Encantos há 10 anos e é secretária do grupo. Para ela “o Musical Natal de Jesus é uma apresentação que vai além da alegria e emoção, pois permite às pessoas o resgate dos verdadeiros valores do Natal”.
“O Musical está sendo uma experiência inenarrável para os alunos da Escola de Música de Biguaçu. Desenvolver esse projeto em conjunto com o Coral Vozes de Santa Catarina é um momento único que vai ser eternizado na memória dos nossos músicos e integrantes do coral. Ele ainda nos leva a resgatar o conteúdo humano e divino do Natal, momento em que Deus se fez criança e se revela para a humanidade”, comenta o maestro Lincoln.
A orquestra que acompanha o musical tem na sua formação, além de alunos e professores da Escola, músicos convidados. São profissionais e acadêmicos de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). “Isso permite uma troca de experiência que enriquece ainda mais o conhecimento dos nossos alunos”, finaliza Lincoln.