Dia mais frio do ano em Santa Catarina tem mais de 20 cidades abaixo de 0°C

O dia mais frio do ano em Santa Catarina, registrado nesta nesta quarta-feira (24), teve mínima de -9,1°C e temperaturas negativas em 22 cidades. Com formação de geada ampla, o frio extremo congelou até uma camiseta do Brasil horas antes da seleção entrar em campo pela Copa do Mundo.

O registro da ‘amarelinha’ foi feita pelo morador Giscard Amuedo em Urubici, que marcou congelantes -5,98°C. Já em Fraiburgo, no Meio-Oeste, a mínima chegou a -3.4ºC e moradores no interior registraram a água da torneira congelada (imagem acima).

Em Urupema, reconhecida por lei como a Capital Nacional do Frio, os termômetros registraram -8,33ºC. O frio foi tão intenso que o carro da NSC TV, afiliada da TV Globo em Santa Catarina, ficou ‘congelado’.

O frio congelante chegou também no Oeste. O município de Maravilha marcou -1,67ºC no amanhecer. Na Grande Florianópolis, Rancho Queimado registrou -0,6ºC, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora o tempo no estado.

Mínimas abaixo de 0°C, segundo a Defesa Civil:

  • Bom Jardim da Serra: -9,1°C
  • Urupema: -8,3°C
  • Urubici: -5,9
  • São Joaquim: -4,3
  • Bom Retiro: -3.6
  • Rio Rufino: -3.5
  • Fraiburgo: -3.4
  • Ponte Alta do Norte: -3.4
  • Bocaina do Sul: -3.2
  • Palmeira: -2,7
  • Santa Cecilia: -2,6
  • Lages: -2,6
  • Água Doce: -2,5
  • Curitibanos: -2,3
  • Otacílio Costa: -2,3
  • Frei Rogério: -2,2
  • Brunópolis: -2,1
  • São José do Cerrito: -1,9
  • Maravilha: -1,7
  • Monte Carlo: -1,6
  • Rancho Queimado: -1
  • Alfredo Wagner: -0,8