Criminosos que fraudaram empréstimos em nome de aposentados são presos em Florianópolis e no Pará

A Polícia Civil de Santa Catarina, com apoio operacional da Polícia Civil do Pará deflagrou a operação “Aposentadoria Segura”. A ação, que aconteceu nesta quinta-feira (8), foi coordenada pela Delegacia de Defraudações, unidade vinculada à Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/SC), para dar cumprimento a 24 mandados de busca e apreensão nas cidades de Belém, Ananindeua e Capanema, no Pará, e em Florianópolis.

“Durante as nossas investigações, nós conseguimos verificar que os suspeitos se passavam por funcionários do INSS, conseguiam os dados das vítimas e, após abertura de contas em nomes dessas vítimas, faziam empréstimos consignados, transferindo esses valores para as contas de um dos investigados. Logo após, os valores eram distribuídos em diversas outras contas para dificultar o rastreio desses valores”, explicou o delegado Leonardo da Silva, titular da Delegacia de Defraudações (DD/DEIC) da PCSC.

O prejuízo estimado das vítimas de Santa Catarina foi de aproximadamente R$100 mil. Se considerar as vítimas de outros estados, o valor pode ultrapassar os R$ 10 milhões. Investigados foram conduzidos à delegacia e seus celulares e aparelhos de internet foram apreendidos pelos agentes de segurança pública.

“A Polícia Civil do Pará prestou apoio operacional à PCSC durante todo o período da operação com levantamento de endereços, identificação atualizada dos alvos, bem como no cumprimento dos mandados. A PCPA reafirma a parceria com as polícias civis de outras unidades da federação e com o compromisso com a segurança pública”, pontuou o delegado Gabriel Batista, diretor do NIP/PCPA.

Agentes do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e da Diretoria de Polícia Especializada (DPE), através da atuação da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE) e da Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), atuaram durante o cumprimento dos mandados.

Após prestarem depoimentos, todas as pessoas que foram encaminhadas à delegacia foram liberadas. Alguns celulares foram devolvidos e outros ficaram apreendidos para subsidiar outras fases da investigação.

Últimas Notícias

Florianópolis terá novo voo direto a Buenos Aires e amplia frequência para Brasília

Santa Catarina terá um novo voo direto entre Florianópolis e Buenos Aires. A LATAM anunciou nesta sexta-feira, 9, que vai começar a operar três...

Inflação perde força pelo 2º mês seguido e fecha abril em 0,43%

A inflação oficial fechou abril em 0,43%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos e de produtos farmacêuticos. O resultado mostra desaceleração pelo segundo mês...
Publicidade

Moraes vota por Zambelli pegar 10 anos de prisão por invasão ao CNJ

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira (9) pela condenação da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) a 10...

Operação na Grande Florianópolis prende criminoso acusado de roubo e adulteração de caminhonetes

Na manhã desta sexta-feira (9), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos da Diretoria Estadual...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região