Detran/SC começa operação para amassar 1,5 tonelada de veículos sucateados

A segunda fase da operação “Limpa Pátios” começou na terça-feira (15), com o acionamento das máquinas para amassar 1,5 tonelada de veículos ferrosos em diversos municípios catarinenses. O governador Jorginho Mello, o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa, o secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, e o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, deram o comando para o início da operação, no pátio da PCSC localizado no bairro Areias, São José.

O objetivo da operação é retirar e amassar os chamados ferrosos, que são sucatas de veículos (não podem voltar a circular e nem ter peças aproveitadas), depositados em pátios, que precisam de uma destinação adequada para evitar danos ambientais e, principalmente, acabar com possíveis focos do mosquito da dengue.

“Estamos, de forma dedicada, limpando os pátios e tirando os carros e motos que estão acumulados há muitos anos. Isso refletiu de forma muito positiva na saúde pública, com a diminuição dos focos do mosquito da dengue. Em razão das chuvas, os carros podem se transformar em locais propícios para os mosquitos se proliferarem. Então, é um programa inteligente, que nós estamos fazendo, atacando também nessa vertente e contando com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina, para que a gente não fique mais com estes veículos parados nos pátios”, destacou o governador.

Nesta segunda fase da Operação serão amassadas 1,5 mil toneladas de 2.400 sucatas de veículos, em diversos municípios catarinenses. Os veículos que serão condensados e enviados para reciclagem do pátio da Polícia Civil em São José são de demandas judiciais ou que foram apreendidos. Neste pátio serão amassados e encaminhados para reciclagem cerca de 200 veículos.

“Essa é uma nova etapa da Operação Limpa Pátios, a segunda fase, que nós começamos com um mega leilão de ferrosos em seis regiões do estado. Os ferrosos são aqueles veículos que não podem voltar a circular, já bastante deteriorados e que são destinados à reciclagem do metal. Começamos então a Operação a partir de um leilão e agora iniciamos a retirada desses veículos que foram arrematados aqui no pátio da Polícia Civil, fruto de uma parceria que destravou algumas questões burocráticas, permitindo que esses veículos que estão aqui, alguns há 30 anos, pudessem ter uma destinação correta, evitando as questões de zoonose, de proliferação de dengue que a gente tem vivenciado”, explica o presidente do Detran/SC, Ricardo Miranda Aversa.

A primeira fase da Limpa Pátios, realizada em parceria com a Associação de Pátios de Veículos Apreendidos e Reboques do Estado, resultou no amassamento de mais de 30 mil veículos em 54 municípios de Santa Catarina.

** Com informações da Assessoria de Comunicação do Detran/SC 

Últimas Notícias

Operação Quaresma termina com registro de seis ocorrências de ‘farra do boi’ em Santa Catarina

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) encerrou a Operação Quaresma com um baixo número de ocorrências. A ação, iniciada em 7 de março,...

Santa Catarina prepara pesca da tainha 2025 com expectativa de boa safra entre pescadores

Com a aproximação do mês de maio, cresce a expectativa pela abertura da safra da tainha 2025 em Santa Catarina — uma das atividades...
Publicidade

CNI estima alta de 2,3% no PIB neste ano

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projeta um crescimento de 2,3% para o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os...

TJSC condena universidade a indenizar aluno que foi impedido de colar grau

Impedir um estudante de participar de colação de grau, sem justificativa válida, configura violação a direitos fundamentais e gera obrigação de indenizar. Foi o...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região