Da Assessoria – O serviço de coleta de resíduos sólidos urbanos (RSU) voltou a ser realizado de forma parcial na cidade de Palhoça no dia de hoje (2). Devido ao deslizamento de terra que gerou bloqueio na BR-101, por conta das fortes chuvas dos últimos dias, a Proactiva Meio Ambiente, empresa prestadora do serviço, encontra dificuldades no acesso aos bairros do Sul do Município, na região das praias, onde a coleta ainda não foi restabelecida. No entanto, em cerca de 75% da cidade, a coleta é realizada normalmente, conforme o roteiro.
Em Tijucas, a coleta continua sendo executada de forma parcial, devido ao alagamento de alguns bairros e o transbordamento do rio que corta o município e que invadiu a BR-101. Caso os caminhões não consigam descarregar o material no Centro de Gerenciamento de Resíduos em Biguaçu, a coleta pode ser interrompida a partir do período da tarde.
Em Governador Celso Ramos e Bombinhas, a coleta continua normal, podendo haver atrasos no roteiro, por conta das interrupções e trânsito na BR-101.
A coleta de resíduos de serviço de saúde (RSS) em Tijucas, Garopaba, Paulo Lopes, Porto Belo e Palhoça (região Sul), continua suspensa desde o dia 1º, devendo retornar à normalidade a partir da próxima segunda-feira, dia 05/12, a depender das condições de acesso.
Em Florianópolis, a coleta de RSS retornou no dia de hoje, atendendo prioritariamente as localidades que estavam sem acesso desde ontem, principalmente, o Sul da Ilha. Nessas cidades, o serviço é prestado pela Veolia Brasil.