Com os trabalhos do programa Trato pela Costa Norte a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) está intensificando as vistoria na rede coletora de esgoto no bairro Ponta das Canas, em Florianópolis.
O objetivo é garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à comunidade, promovendo um ambiente mais saudável na região da bacia da Lagoa das Docas.
O programa atua na identificação de focos de poluição causada pelo descarte irregular de esgoto, na melhoria da balneabilidade, na qualidade ambiental da região e na conservação do Aquífero dos Ingleses.
As equipes trabalham com abordagem domiciliar, sem visitas agendadas. Quando não não há possibilidade de contato com o morador, a equipe deixa um comunicado com as orientações e as informações sobre o agendamento.
Os demais bairros atendidos pelo Trato pela Costa Norte continuarão recebendo os serviços de vistoria mediante agendamento prévio. As ações incluem ainda orientação técnica gratuita para regularização das ligações de esgoto e ações de educação ambiental.
Programa Trato pela Costa Norte
Lançado em março de 2024, o Trato pela Costa Norte já realizou cerca de 4 mil visitas em imóveis localizados na Região Norte de Florianópolis. A meta é funcionar mais de 7 mil sistemas hidrossanitários.
O programa também promove a sensibilização da comunidade e das instituições sobre a responsabilidade compartilhada em relação ao saneamento e à preservação ambiental.
Como agendar uma visita
• Telefone:
Moradores da região Norte de Florianópolis podem entrar em contato pelo número: (48) 98876-8210.
• Atendimento presencial:
O escritório está localizado na Rua Rodolfo Hickel, 350, Canasvieiras.
Trato pela Costa Norte – Abril/2025
• Bairros que recebem visitas:
Ingleses do Rio Vermelho, Rio Vermelho, Vargem Grande, Vargem do Bom Jesus, Canasvieiras, Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas, Lagoinha do Norte, Praia Brava, Jurerê, Praia do Forte e Praia da Daniela.
Números do programa (desde março de 2024):
• Inspeções realizadas: 8.164
• Imóveis vistoriados: 3.947
• Imóveis regulares desde a primeira inspeção: 476
• Imóveis regularizados após orientação do programa: 589
• Imóveis ainda irregulares: 2.882