Em mais uma grande operação na nova Estação de Tratamento de Esgoto de Potecas, a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) finalizou a concretagem da estrutura de mais um dos tanques.
A operação se prolongou por 10 horas e envolveu cerca de 84 caminhões betoneiras para depositar 672 metros cúbicos de concreto na estrutura da laje de fundo do tanque de aeração 3.
Com a laje de fundo finalizada, a próxima etapa prevista é a concretagem da estrutura das paredes do tanque de aeração.
Quando a nova ETE Potecas entrar em funcionamento esse tanque de aeração terá a função de fornecer oxigênio para o esgoto, o que estimula a presença de bactérias digestoras de matéria orgânica no tratamento.
Esse processo vai substituir aquele implantado nos anos 1980, que utiliza as chamadas lagoas de estabilização. Com a nova ETE, o esgoto passará por um tratamento com controle de odor e remoção complementar de fósforo, o que vai garantir maior qualidade do efluente final.
A unidade terá capacidade de depuração de 600 l/s de esgoto na primeira etapa, cerca de 42% a mais do que a atual unidade com sistema de lagoas de estabilização.