*Stefany Alves
O prazo para os eleitores de Biguaçu se cadastrarem biometricamente terminou no domingo (29). No total, dos 48.494 eleitores da cidade, 39.607 colheram suas digitais, o que representa 81,67% do eleitorado municipal. No último dia de cadastramento biométrico na cidade, 732 eleitores foram atendidos no plantão realizado pelo cartório eleitoral, que funcionou das 9h às 14h.
“Atingimos a meta do Tribunal Superior Eleitoral, que era cadastrar 80% do eleitorado de Biguaçu. Cumprimos nosso dever, apesar do transtorno das obras na rua do cartório eleitoral, que nos atrapalhou durante todo o período da biometria”, destacou o chefe do cartório da 2ª Zona Eleitoral (Biguaçu), César Augusto de Oliveira.
Os 8.887 eleitores que não realizaram o procedimento obrigatório terão seus títulos cancelados, e, entre outras sanções, não poderão inscrever-se em concursos públicos ou tirar passaporte e, até mesmo, terão o CPF suspenso, visto que a Receita Federal promove batimentos periódicos com dados da Justiça Eleitoral. Para regularizar a situação, esses eleitores devem procurar imediatamente o Cartório Eleitoral.
Sobre a biometria
O cadastramento biométrico é o processo de atualização dos dados constantes do cadastro eleitoral, com o objetivo de implantar a identificação de cada eleitor através de impressão digital e fotografia. A Justiça Eleitoral adotou a biometria para garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral. Desde abril deste ano, o procedimento se tornou obrigatório em Biguaçu.
*Stefany Alves é assessoria de imprensa do TRE-SC