Biguaçu ultrapassa a marca dos 20.500 trabalhadores formais

As empresas instaladas em Biguaçu continuam gerando empregos e o município chegou a marca de 20.508 trabalhadores formais, de acordo com dados relativos ao mês de março divulgados na véspera do Dia do Trabalhador, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social. É o maior volume da história.

O resultado do 1º trimestre de 2025 revela que, nos meses de janeiro, fevereiro e março, foram criadas 328 novas oportunidades de trabalho em território biguaçuense. No período, o setor que mais criou vagas foi a da Construção Civil (189), seguido do Comércio (90) e dos Serviços (47). A Indústria teve saldo de uma vaga, mesmo número da Agropecuária.

Em comparação com março de 2024, quando o estoque de empregados na cidade era de 19.587, houve a criação de 921 novos empregos nos últimos 12 meses.

O crescimento na geração de empregos está em linha com a abertura de novas empresas. Segundo dados oficiais da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) divulgados na semana passada, entre janeiro e março de 2025 foram abertos 1.165 CNPJs, média de 388,3 por mês, crescimento robusto de 32% em relação à média mensal de 294,5 de 2024.

“Biguaçu está pisando no acelerador na área econômica. Durante a gestão 2021/2024, a administração municipal desburocratizou e modernizou a legislação municipal, também aplicou a Lei da Liberdade Econômica sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro. Além disso, fizemos parcerias para capacitação de mão de obra e feirões de emprego. Estamos bem posicionados na logística, cortado pela BR-101 e Contorno Viário, perto de portos, aeroportos e bem ao lado da capital. Biguaçu está pronta para receber empresas de todos os portes”, comentou o prefeito Salmir da Silva.

Programas municipais de incentivo

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em duas frentes para o incentivo à criação e formalização de empresas e no preenchimento de vagas de emprego no município, com os programas Domicílio Fiscal e Biguaçu +Empregos.

O Domicílio Fiscal tem o objetivo de desenvolver e regularizar as empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos quanto ao Cadastro Mobiliário Municipal e atrair novos investimentos. Essa iniciativa visa estimular a formalidade das atividades econômicas, permitindo ao prestador a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e de otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas. As empresas ou profissionais autônomos não estabelecidos que se interessarem em aderir ao programa poderão eleger como domicílio fiscal o endereço fiscal da Casa do Empreendedor, que fica junto à Secretaria.

Já através do Biguaçu Mais Empregos, as pessoas podem contar com o portal do programa para encontrar uma oportunidade de trabalho ou participar de cursos de capacitação gratuitos, na modalidade de Ensino à Distância. A plataforma, que pode ser acessada através do site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, possibilita o cadastro de currículos e empresas e a candidatura às vagas disponibilizadas, de forma prática e totalmente gratuita.

Além disso, a Prefeitura de Biguaçu realiza constantes Feirões de Emprego – evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para conectar empresas que necessitam contratar profissionais e candidatos a vagas de emprego. Nas últimas edições do feirão, mais de duas mil pessoas entregaram currículos para concorrer às vagas ofertadas.

Últimas Notícias

Feriado prolongado do Dia do Trabalhador registra 98 mortes nas rodovias do país

Noventa e oito pessoas morreram em rodovias federais durante o feriado prolongado do Dia do Trabalhador, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (5) pela Polícia...

Petrobras reduz preço do diesel para as distribuidoras

Petrobras anunciou hoje (5), no Rio de Janeiro, que reduzirá os preços de venda do diesel A para as distribuidoras em R$ 0,16 por...
Publicidade

STJ: vendedor pode responder por obrigações do imóvel posteriores à posse do comprador

Ao conferir às teses do Tema 886 interpretação compatível com o caráter propter rem da dívida condominial, a Segunda Seção do Superior Tribunal de...

Prefeitura de Biguaçu informa interdição temporária da Rua Treze de Maio

A Prefeitura de Biguaçu informa que, entre os dias 5 e 8 de maio, a Rua Treze de Maio, no bairro Prado, estará parcialmente...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região