Com o tema central A Política de Saúde Mental Como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no Sistema Único de Saúde (SUS), a Secretaria Municipal de Saúde promove no dia 2 de fevereiro a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental. O evento será realizado no auditório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), situada na Rua João Coan, nº 400, bairro Universitário, das 13h às 19h.
A participação é aberta a população por meio de inscrição no formulário eletrônico disponível no site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, no botão situado na página principal menu ao lado direito, ou no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfQVvSFo37LSFICLi3yUiERHp8EG-R7QkAOd15MQGG6FxGlog/viewform?usp=sf_link.
A conferência será aberta com a leitura do regimento que determina as atividades que serão desenvolvidas no decorrer do encontro. Após, os participantes devem assistir à palestra “A pandemia e os desafios da Saúde Mental no SUS”, ministrada pelo médico do Centro de Atenção Psicossocial e pós-graduando em Psiquiatria, doutor Guilherme Gransotto Filho.
Durante a programação serão abordados ainda os quatro eixos contemplados pela temática principal: Cuidado em liberdade como garantia de Direito à cidadania; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia. Serão apresentadas também propostas de ações relacionadas a cada tópico.
Os representantes dos usuários do SUS, assim como as autoridades municipais, prestadores de serviço e profissionais da Saúde, poderão concorrer e votar na eleição que escolherá os oito integrantes da delegação de Biguaçu na 5ª Conferência Estadual de Saúde Mental.