Biguaçu gera 110 novas vagas em janeiro e chega a 20.288 empregos formais

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Previdência Social divulgados nesta quarta-feira (26) mostram que Biguaçu iniciou 2025 assim como terminou 2024, gerando empregos.

Os números são referentes a janeiro e mostram que as empresas instaladas no município geraram 110 novas vagas, saldo de 1.079 contratações menos 969 demissões.

Com isso, o estoque de trabalhadores formais chegou a 20.288, recorde na história do município, superando o recorde de novembro passado.

De acordo com o Caged, a maior parte desse montante está no setor de Serviços (7.719 pessoas), seguido do Comércio (5.753), Indústria (4.085), Construção Civil (2.477) e Agropecuária (254).

O crescimento na geração de empregos está em linha com a abertura de novas empresas em 2024. Entre janeiro e dezembro de 2024, foram abertos 3.535 CNPJs em Biguaçu, segundo dados divulgados na quinta-feira (20), pela Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc). No mesmo período, houve o encerramento de 1.987 negócios. Com isso, o saldo de empresas abertas no município no ano de 2024 foi de 1.548.

O prefeito Salmir da Silva comemorou os números apresentados pelo Caged e lembrou que o município está no caminho certo. “Biguaçu é uma das cidades que oferece as melhores oportunidades para a instalação de empresas e geração de emprego e renda da região, possuindo uma localização estratégica próximo da Capital e de portos, fácil acesso via BR-101, além de um processo simplificado na Prefeitura de Biguaçu para abertura de novas empresas”.

Programas municipais de incentivo

A Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, atua em duas frentes para o incentivo à criação e formalização de empresas e no preenchimento de vagas de emprego no município, com os programas Domicílio Fiscal e Biguaçu +Empregos.

O Domicílio Fiscal tem o objetivo de desenvolver e regularizar as empresas e profissionais autônomos prestadores de serviços não estabelecidos quanto ao Cadastro Mobiliário Municipal e atrair novos investimentos. Essa iniciativa visa estimular a formalidade das atividades econômicas, permitindo ao prestador a possibilidade de emissão de notas fiscais de serviços e de otimização do tempo quanto à burocracia na abertura de empresas. As empresas ou profissionais autônomos não estabelecidos que se interessarem em aderir ao programa poderão eleger como domicílio fiscal o endereço fiscal da Casa do Empreendedor, que fica junto à Secretaria.

Já através do Biguaçu Mais Empregos, as pessoas podem contar com o portal do programa para encontrar uma oportunidade de trabalho ou participar de cursos de capacitação gratuitos, na modalidade de Ensino à Distância. A plataforma, que pode ser acessada através do site da Prefeitura: www.bigua.sc.gov.br, possibilita o cadastro de currículos e empresas e a candidatura às vagas disponibilizadas, de forma prática e totalmente gratuita.

Além disso, a Prefeitura de Biguaçu realiza constantes Feirões de Emprego – evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico para conectar empresas que necessitavam contratar profissionais e candidatos a vagas de emprego. Nas últimas edições do feirão, mais de duas mil pessoas entregaram currículos para concorrer às vagas ofertadas.

Últimas Notícias

Após retaliação da China, Trump diz que sua política não mudará

Enquanto as bolsas em todo o mundo despencam com a intensificação da guerra de tarifas após a retaliação da China, o presidente dos Estados...

Anvisa proíbe suplementos alimentares com ora-pro-nóbis

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição, a fabricação, a propaganda e o uso de suplementos alimentares contendo ora-pro-nóbis....
Publicidade

Ladrão rouba carro com criança dentro no bairro Kobrasol, em São José

Um homem foi preso após abordar uma mulher e roubar um carro com uma criança dentro, em São José, nesta sexta-feira (4). O roubo...

Secretário de Estado da Infraestrutura e dois superintendentes sofrem acidente

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, e outros dois superintendentes da Secretaria, Vissilar Pretto e Alexandre Schaffer, sofreram um grave...
spot_img

Veja também:
Notícias relevantes na sua região