O prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva (MDB), decretou situação de emergência devido aos estragos provocados pelo grande volume de chuva que atingiu a região nesta quinta-feira (16).
A equipe da Defesa Civil do Município está em campo fazendo o levantamento dos danos causados pela torrencial precipitação. As anotações iniciais registram alagamentos, deslizamentos, queda de muro, entre outros infortúnios.
O Decreto de Emergência permite tomada rápida de decisões para prestar a assistência necessária à população, com o emprego de equipes de apoio e aquisição de materiais e equipamentos para solucionar os problemas causados pela tempestade.
O volume de chuva
De acordo com a Secretaria de Defesa Civil de Santa Catarina (SDC), choveu mais de 150 milímetros em vários municípios da região nas últimas horas.
Cidades como Tijucas registraram 280mm, Camboriú 176mm e Florianópolis 153mm, números que já representam até 70% da chuva esperada para todo o mês de janeiro.
A combinação da circulação marítima com as características geográficas da região tem intensificado as chuvas, gerando impactos nas áreas mais afetadas.
Com a continuidade da circulação marítima, a previsão é de que as chuvas persistam, e os moradores das áreas mais afetadas devem estar atentos a novas orientações das autoridades.
A previsão é de que a circulação marítima continue a influenciar o tempo no estado, e as condições de tempo instável podem persistir durante a noite desta quinta-feira.
Orientações à população
A Defesa Civil reforça as orientações e cuidados necessários a serem mantidos com a persistência do mau tempo:
– Fique atento à inclinação de postes e árvores, movimento de terra ou rochas próximo à residência e ao aparecimento de rachaduras em muros e paredes;
– Não dirija em locais alagados;
– Evite transitar em pontes e pontilhões submersos;
– Cuidado com crianças, idosos e animais de estimação nas proximidades de rios, ribeirões e valas;
– Não fique em locais abertos ou debaixo de árvores;
– Busque locais abrigados, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados;
– Fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se que o banheiro de alvenaria é um local muito seguro.
Contatos da Defesa Civil do Município
Os telefones para contato com a Defesa Civil são o 199 e o (48) 99146-9376 (WhatsApp).
Para contato com o Corpo de Bombeiros o número é o 193.