O calorão chegou aos 39ºC no município de Antônio Carlos, durante a tarde de quarta-feira (12), segundo dados divulgados na manhã de hoje (13) pela Epagri/Ciram. Essa marca foi captada por uma estação meteorológica que é monitorada no município, mas alguns termômetros – como o do relógio do Sicredi, na praça – marcaram até mais.
Foi a cidade mais quente da Grande Florianópolis e a segunda maior temperatura registrada no Estado pelas estações meteorológicas monitoradas. A maior incidência de calor foi no Planalto Norte, onde fez 40ºC em Jaraguá do Sul e Corupá.
Em todas as regiões do Estado as máximas superaram os 30 °C. Conforme os meteorologistas da Epagri/Ciram, foi uma surpresa ver os termômetros marcando temperatura de 33 °C em São Joaquim – cidade conhecida nacionalmente como uma das mais frias do país. Esse valor superou até mesmo os 31 °C registrados em uma das estações meteorológicas da Capital, localizada na estação ecológica de Carijós, área de manguezal. Em Urubici, na estação do Planalto Sul localizada a 1300 m de altitude, a máxima foi de 29 °C.
PARTICIPE: Em quem você votaria para prefeito de Antônio Carlos?
A aproximação de uma frente fria (condição denominada de pré-frontal) favoreceu o forte calor em Santa Catarina. Também foram registrados temporais localizados, com intensas rajadas de vento e granizo, em municípios como Concórdia, no Meio-Oeste, e Urussanga, no Litoral Sul. Depois do tempo seco que marcou a primeira quinzena de dezembro, a umidade do ar vai retornando ao Estado e favorecendo uma condição de chuva para os próximos dias.
As informações são dos meteorologistas Laura Rodrigues, Marcelo Martins e Maikon Alves.