Em sua primeira temporada de verão atuando no município, a Águas de Palhoça – uma empresa do grupo Aegea – registrou, entre os dias 20 de dezembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025, a distribuição de mais de 2,1 bilhões de litros de água à população. Deste total, 190 milhões de litros foram captados e produzidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) da Praia de Fora e de Morretes. O restante do volume foi importado.
A coleta e tratamento do esgoto sanitário também apresentou altos índices no verão: em uma somatória, as regiões de Madri, Nova Palhoça, Bela Vista, CEIP, Pachecos e Igaraty produziram aproximadamente 84 milhões de litros de esgotos, que foram coletados e tratados pela empresa.
A atuação da concessionária em Palhoça foi inspirada, principalmente, na expertise que a holding possui na área de saneamento. Apesar de ter iniciado os trabalhos oficialmente apenas no dia 01.12, a empresa iniciou a temporada já com a instalação da ETA da Praia de Fora, que teve como objetivo auxiliar no abastecimento dos bairros Praia de Fora, Furadinho e Pontal, nesta temporada de verão 2024/2025.
A empresa providenciou, também, dois reservatórios móveis com capacidade de armazenar 70 mil litros de água cada, conforme relembra a presidente Reginalva Mureb. “Estas duas ações fizeram parte das atividades planejadas para melhorar o abastecimento de localidades específicas nesta temporada”, explica ela. “Enquanto isso, a ETA Morretes atendeu a região da Pinheira”, finaliza.