A Prefeitura e São José, por meio da Secretaria de Planejamento e Assuntos Estratégicos, recebe nesta quarta-feira (4) e quinta-feira (5), uma equipe do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), que irá realizar treinamento e repassar orientações para equipe de licitações. A missão é um dos passos para o lançamento da primeira Licitação Pública Internacional (LPI) do município para contratação da empresa que construirá a Avenida Beira-Mar de Barreiros.
Apesar de ainda aguardar a Licença Ambiental Prévia (LAP) do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para virar realidade, a obra, que é considerada um dos principais projetos de infraestrutura de São José poderá ter ainda esse ano ou no início de 2025 a publicação do edital. Em reunião com técnicos em Brasília, o Município recebeu sinal verde do Fonplata para lançar a licitação em paralelo ao processo de licenciamento.
A agenda inicia às 9h, com a apresentação da equipe do Fonplata e está prevista reunião com o prefeito Orvino Coelho de Ávila, em horário ainda a ser definido, além de uma visita em pontos onde será realizada a obra. Para realizar o empreendimento, o Fonplata já assegurou um financiamento de US$ 43,2 milhões de dólares, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões.
Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros foi projetada para transformar toda a região, com intervenções na drenagem, e a construção de um complexo de lazer e cultura. O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. O projeto de São José contempla a implantação da via, no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em Barreiros, em São José.