A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Gerência de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados, deflagrou operação policial visando combater crimes contra a economia popular, prejudiciais à saúde pública e possíveis fraudes. A ação ocorreu na praia de Jurerê Internacional, em Florianópolis, e teve como resultado cinco pessoas conduzidas por apreensão de cigarros eletrônicos para venda, quatro pessoas conduzidas por “cambismo” de convites e apreensão dos produtos.
A operação contou com a participação de policiais civis da operação “Estação Verão”, inclusive da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais da PCSC. No total, cerca de 30 policiais civis atuaram na operação. Os procedimentos policiais ainda estão em andamento.
Segundo o gerente de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados, delegado Gustavo Kremer, a operação, realizada com sucesso, reflete o compromisso contínuo da Polícia Civil em salvaguardar o cidadão catarinense e promover a integridade em todas as esferas. “Essa iniciativa é parte de uma estratégia ampla para assegurar um ambiente seguro e justo para todos os cidadãos”, destacou.
O foco da operação foram pessoas que vendem ingressos de diversões públicas acima do preço oficial, prática conhecida como “cambismo”, bem como na comercialização de cigarros eletrônicos, que são nocivos à saúde pública. Além disso, a ação visa coibir fraudes nas quais pessoas se passam por vendedores ambulantes e aplicam golpes, tais como clonagem de cartão de crédito entre outras práticas.