A Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, por meio da Divisão de Proteção Animal do Departamento de Investigação Criminal da Capital (DPA/DIC), com apoio da Coordenadoria de Operações Especiais, em operação conjunta com a Diretoria de Bem-Estar Animal de São José (DIBEA), prendeu em flagrante um homem pelo crime de maus-tratos qualificado contra cães, da raça bull terrier, na localidade Benjamin, em São José.
As denúncias mencionavam que um casal de cães era mantido em péssimas condições de higiene e de saúde, em corrente fixa e espaço pequeno, visando à reprodução irregular de animais.
Durante as diligências do órgão municipal de fiscalização, ninguém se identificava como responsável pelos animais, de forma que as equipes efetuaram verificação conjunta no local, confirmando as condições inaceitáveis em que se encontravam os cães.
Os cachorros estavam em ambiente insalubre, sem acesso à água, alimentação e descanso adequado, bem como um deles estava em corrente que sequer lhe permitia descanso adequado. Após diligências na comunidade, a Polícia Civil identificou o tutor dos animais, o qual foi autuado em flagrante delito pelo crime de maus-tratos qualificado.
Os animais foram resgatados e estão sob os cuidados da DIBEA de São José, até a finalização dos trâmites para a adoção responsável. O preso permanece à disposição do Poder Judiciário.