Dignidade e direitos garantidos para a população em situação de rua em Biguaçu. Com a proximidade do inverno e a necessidade de oferecer um atendimento humanizado e de qualidade para estas pessoas, a Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Assistência Social, celebrou parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Instituto Amor Incondicional. O Termo de Colaboração, com vigência de 12 meses, assinado pelo prefeito Salmir da Silva nessa quinta-feira (1), prevê o repasse de R$ 720 mil, para a oferta de 15 vagas de acolhimento institucional.
Além de abrigo, na modalidade Casa de Passagem, com condições de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança, acessibilidade e privacidade, o valor encaminhado também assegura o acesso a benefícios, programas, serviços socioassistenciais e públicos.
A unidade, localizada no bairro Rio Caveiras, oferecerá assistência a maiores de 18 anos, desabrigados por situação de abandono, migração, ausência de residência, ou pessoas em trânsito e sem condições de autossustento, com vínculos familiares e/ou comunitários fragilizados ou rompidos.
“As pessoas em situação de rua merecem o respeito e apoio do poder público e de entidades sérias, para que possam passar pelo processo de reinserção social com dignidade. Conquistar um espaço para que este público receba a atenção e os cuidados adequados não foi uma tarefa fácil, mas com esta parceria com certeza estamos no caminho certo”, esclarece o secretário de Assistência Social, Auri Bitencourt.
Em complemento à fala do secretário, o prefeito Salmir pontua que “além de ser muito importante para quem recebe o auxílio, este trabalho também une as pessoas em favor do próximo, sendo um projeto para todos, que estimula a inclusão e a solidariedade e gera bons frutos para a sociedade como um todo. Enquanto poder público temos a responsabilidade de oferecer acolhimento para esta parcela da população, contudo, as ações voluntárias também são muito bem-vindas e importantes”, conclui Salmir.
O ato de assinatura do Termo de Colaboração também contou com a participação do secretário de Administração, Vinicius Hamilton do Amaral, e do secretário adjunto de Assistência Social, Wiler Faria, bem como com a presença do representante do Instituto Amor Incondicional, Luiz Carlos Adalberto, e dos líderes religiosos padre Ewerton Gerent e pastor Douglas Pedroso dos Santos, que também atuam em projetos sociais.