A equipe de meteorologia do Governo do Estado está monitorando os mapas e as previsões que indicam mudança no tempo em Santa Catarina.
De acordo a Defesa Civil estadual, a semana começa com condição de chuva persistente em Santa Catarina, em especial nos planaltos, litoral e em todo o Vale do Itajaí. A chuva, em alguns momentos, pode ser intensa e provocar danos como enxurradas e alagamentos.
Devido a persistência da chuva, os acumulados ficam elevados, entre 50 a 100mm de forma geral, com pontuais que podem ser ainda mais altos. Desta forma, há risco para deslizamentos nas áreas em que a chuva for mais volumosa.
Condições e cuidados
Primeiro, para as áreas litorâneas, onde os ventos podem atingir valores acima de 50km/h, é importante ficar atento a possíveis danos como destelhamentos e queda de árvores. O vento também provoca agitação no mar, favorecendo risco para atividades relacionadas à navegação e pesca.
Por fim, há ainda o período de maré alta, por conta da lua nova, que combinada ao mar agitado, resulta em risco de alagamentos costeiros nas áreas que sofrem com a elevação da maré, em especial nas madrugadas de sábado, 18, e domingo, 19.
A atenção principal fica para segunda e terça-feira, com o retorno da chuva, em especial no Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e demais áreas litorâneas. A chuva pode ser persistente e, por vezes, aparece na forma de pancadas com ventos fortes.