A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) inaugurou na tarde desta quarta-feira (6) o novo Laboratório de Práticas Profissionais de Biguaçu, espaço que oferece assistência jurídica e psicológica gratuita para pessoas carentes do município e região. Os atendimentos são realizados por alunos de Direito sob supervisão de professores e ganhará o reforço de professores e alunos do curso de Psicologia, que passarão a atuar, também, na resolução de traumas e conflitos.
As demandas mais atendidas são de causas cíveis, com a liderança de disputas familiares, e de juizado especial.
Importante destacar que os serviços são gratuitos para aqueles que, após triagem para análise da condição financeira, comprovarem não ter condições de pagar um profissional de advocacia. Entre os critérios para atendimento estão: renda familiar não superior a dois salários mínimos e bens imóveis de valor de até R$ 150 mil.
Principalmente por conta da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de Covid-19, o atendimento dos serviços jurídicos gratuitos oferecidos pela Univali em Biguaçu funciona apenas mediante agendamento. Na hora marcada a pessoa que será atendida é encaminhada para um espaço isolado e com computador. De lá ele será atendido remotamente por professores e alunos que, de suas casas, fazem o atendimento e dão os encaminhamentos necessários para a resolução da questão.
Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Os agendamentos podem ser feitos pelo (48) 3279-9544 ou ema.big@univali.br. O endereço é Rua João Coan, 400, bloco B, piso térreo, no bairro Universitário.
A inauguração do laboratório contou com a presença do vice-prefeito Alexandre Martins de Souza, do vice-prefeito de Antônio Carlos, Filipe Alexandre Schimitz, do presidente da Câmara de Vereadores, Ednei Muller Coelho, do reitor da Univali, Valdir Cechinel Filho, do gerente administrativo do Campi Biguaçu, Pedro Joaquim Cardoso Júnior, professores, coordenadores e acadêmicos.
“Quero em nome do prefeito Salmir e de toda comunidade de Biguaçu agradecer e parabenizar a Univali por este espaço que vai atender tantas pessoas. Aqui chegarão pessoas tristes, com problema e com certeza os acadêmicos, os professores do Direito e da Psicologia ajudarão de alguma forma”, destacou o vice-prefeito, Alexandre.