Assessoria – Saúde além dos consultórios médicos. Com essa ideia em mente, a equipe do Programa Saúde da Família (PSF) da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Sorocaba, área rural de Biguaçu, vem promovendo reuniões mensais com os grupos de pacientes, formados em sua maioria por idosos diabéticos e hipertensos.
Na manhã desta terça-feira (27/11), a reunião foi realizada com o Grupo de Saúde de Sorocaba de Fora, no salão da igreja da comunidade. Na chegada, os pacientes são cumprimentados um a um pelo médico José Victor Salamanca Dávalos e têm sua pressão aferida e controle de HGT (diabetes) feitos em jejum pelas demais profissionais da equipe, formada pela enfermeira Silvana Maria Trucollo, pela técnica de enfermagem Nila Aparecida Pereira, pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) Daiany Darosci e pela nutricionista Larissa Scariot. A ação conta com o apoio da secretária de Saúde, Genivalda Ronconi.
Logo após as medições e testes, os pacientes presentes, cerca de 50 pessoas, foram convidados a se servirem para o café da manhã. Em seguida, os ouvidos se voltam ao Dr. José, que na oportunidade apresentou a palestra com o tema “Prevenção de Acidentes – Cair Não é Normal”.
“A cada reunião abordamos um assunto diferente, mas que têm uma conexão entre si. Na última vez o tema foi osteoporose, hoje sobre cuidados e hábitos que evitam quedas e outros tipos de acidente domésticos. Além da palestra que possui função educativa e preventiva, entregamos a todos os participantes um folheto com dicas, para que possam levar para suas casas e compartilhar essas informações com a família e vizinhos”, explicou o médico, que está atuando na região desde julho. Ao final da palestra, os pacientes podem ainda renovar suas receitas de medicação contínua.
O evento foi prestigiado pela superintendente de Saúde, Andrea Coelho, e pela coordenadora da Atenção Básica, Karolina Polucenio. Na quinta-feira (29/11), a reunião será promovida para os pacientes da comunidade de Sorocaba de Dentro, com início também às 8h30, no salão paroquial. Já nos dias 11 e 13/12, ocorrem as festas de final de ano, com direito a baile e amigo secreto.
Pacientes elogiam a iniciativa
Aniversariante do dia, o paciente Manoel Idalino Patrício, 68 anos, levou bolo e recebeu o tradicional “Parabéns a Você” do grupo. “Sou nascido e criado aqui, posso dizer que a vinda desse doutor foi a melhor coisa que aconteceu para a gente, foi uma benção. Ele não pode mais sair daqui, todos gostam dele como médico e pessoa”, disse o popular Maneca, que trata e acompanha diabetes na UBS.
Outra participante do grupo, Nelci Schmitt, 65 anos, conta que mora há três na localidade e diz nunca ter sido tratada dessa forma em um posto de saúde. “É maravilhoso, um privilégio poder contar com um médico tão bom assim, muito humano e querido”, afirmou.