A Prefeitura de Antônio Carlos, representada por secretários, coordenadores e servidores, participou, nesta segunda-feira (3), do seminário “A compostagem de pequeno porte como solução para os municípios de Santa Catarina”, na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.
O evento, promovido numa parceria entre diversas entidades, como a Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap), também apresentou iniciativas para o reaproveitamento de resíduos sólidos, como a Lei nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), cerca de 50% dos resíduos orgânicos produzidos no Brasil não são separados ou recebem tratamento, ou seja, segue direto para os “lixões”.
O objetivo da administração pública do município é levar a compostagem às escolas para reduzir o impacto ambiental e os gastos com aterros sanitários. A mudança, de acordo com o secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Antônio Carlos, Osvaldino Huberto Gesser, depende tanto de ações do poder público quanto da sociedade.
Leia mais noticias de Antônio Carlos
“A compostagem beneficia a comunidade e não onera a prefeitura. Esse lixo orgânico pode render recursos para o município. Ensinaremos as técnicas nas escolas para mobilizar a população a fazer a sua parte, separando os resíduos orgânicos dos recicláveis e descartando os rejeitáveis (lixo hospitalar e sanitário)“, explica.
Participaram do evento, também, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Rodrigo Conrat, o coordenador de Administração Luciano da Cunha, a diretora de ensino Silvia Zimmermann Pereira Guesser e a técnica em educação Bruna Nau.
As informações são da assessoria.