Veruska Tasca
Encontro regional do PSD/SC da região da Grande Florianópolis reuniu cerca de mil pessoas na noite de quarta-feira (21), em Palhoça. Em tom animado, o governador Raimundo Colombo, o presidente estadual do partido Gelson Merisio, o anfitrião prefeito de Palhoça, Camilo Martins, e parlamentares pessedistas reforçaram a importância das ações de fortalecimento da sigla, a gestão eficiente na condução do Estado e apoio à campanha que efetiva a participação feminina na vida política do país.
O governador Colombo falou sobre o desenvolvimento econômico do estado catarinense, citando o equilíbrio fiscal que permite SC enfrentar a grave crise na economia do Brasil. O perfil de liderança do PSD na política e a construção de novas ideias foi a tônica dos discursos. Colombo ressaltou que o momento da política requer participação ao invés de ausência nas discussões. “Queremos melhorar o processo político e o PSD quer ajudar a liderar e pontuar a nova democracia e as novas relações”, disse.
Nesse contexto, o presidente do PSD/SC, deputado estadual Gelson Merisio falou sobre o engajamento do partido no projeto de iniciativa popular que permitirá a renovação no processo político. A sigla apoiará o movimento que pretende garantir reserva de 30% das vagas para as mulheres nos mandatos das casas legislativas (municipal, estadual e federal), o que triplica a média atual de participação.
Hoje, há apenas uma cota de 30% das candidaturas para mulheres disputarem as eleições, prevista na Lei 9.504/1997. “É necessário dar um primeiro passo, criar uma porta de entrada efetiva da representatividade feminina nos parlamentos, tornando prática essa vida pública para as mulheres, que são um celeiro de reserva moral”, explica o presidente. O movimento começa agora a coletar assinaturas, com propósito de ultrapassar 1 milhão de apoiadores.
Da sigla, participaram do encontro regional em Palhoça o deputado federal César Souza, os deputados estaduais Jean Kuhlmann e Darci de Mattos, além dos prefeitos de Canoinhas, Beto Passos; de Governador Celso Ramos, Juliano Campos; de Biguaçu, Ramon Wollinger; de São João Batista, Daniel Cândido; e de Tijucas, Elói Rocha. A presidente do PSD Mulher, Tati Teixeira e do PSD Jovem, Arão Josino participaram do ato. Também o ex-reitor da UFSC e presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Rodolfo Pinto da Luz, o secretário de planejamento de SC, Murilo Flores e secretário de assuntos estratégicos César Souza Jr. Além das lideranças do PSD, também participaram representantes do PSB, PROS e Democratas.
ORGANIZAÇÃO
O PSD comemora a atuação do partido em 295 municípios catarinenses e extensa agenda política de trabalho em todo o Estado. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de janeiro de 2016 a abril de 2017 apontam o PSD em primeiro lugar entre as 10 maiores siglas do Estado em número de filiados. No período, o partido cresceu 19,4% no período.