Assessoria – Visando estimular a troca de conhecimento entre adolescentes e idosos, os alunos do 6º ano da Escola Básica Municipal Manoel Roldão das Neves estiveram na última semana visitando o asilo do Seu Doca, no bairro Vendaval. Na oportunidade, os estudantes entrevistaram os idosos sobre suas lembranças desde a infância, juventude e idade adulta, por meio do projeto “O Amor Não Tem Idade”.
A iniciativa é da professora Maria Angélica Rodrigues dos Santos, da disciplina Língua Portuguesa, que estimulou os alunos a formularem questionários sobre as fases da vida: infância, juventude, fase adulta e velhice. Os alunos através das entrevistas descobriram como os idosos viviam na infância, seus brinquedos preferidos, se iam à escola. Na juventude como namoravam e se divertiam. Na fase adulta, sobre casamento, número de filhos, comidas e costumes, as dificuldades encontradas etc. O objetivo é que com essas informações os estudantes elaborem em conjunto um livro de memórias, sob o título “Idosos de Biguaçu, sua História é a Continuação de Minha História”.
Segundo a professora Maria Angélica, “através do resgate histórico e a troca de experiências se busca a preservação da memória e identidade cultural, com o intuito de valorizar a interação e reaproximação dos deles, uma vez que as inovações tecnológicas e os novos costumes criam um distanciamento dos jovens com os idosos”.
Por fim, o projeto também irá estimular os alunos a apresentar faixas, cartazes e folders, leitura do Estatuto do Idoso e apresentarão a campanha “Adote um Vovô ou uma Vovó”. Essa campanha tem o objetivo de conscientizar os jovens para que “adotem” um idoso para visitá-lo uma vez por semana, para conversar, ouvir suas histórias, a escrever e a ler.
As informações são da Secom.